Início Aviação Militar

Drone gigante MQ-4C Triton atinge capacidade operacional na Marinha dos EUA

Foto: US Navy

O MQ-4C Triton, aeronave não tripulada desenvolvida pela Northrop Grumman, recebeu a declaração de Capacidade de Operação Inicial (COI) pela Marinha dos EUA. Esta aeronave, para voos de alta altitude e longa duração é capaz de operações persistentes de inteligência marítima, vigilância, reconhecimento e seleção de alvos.

Desde maio de 2023, o MQ-4C Triton tem sido um trunfo na Frota do Pacífico da Marinha dos EUA, conduzindo missões marítimas e de reconhecimento na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico dos EUA, informou o Aviacionline.

Rho Cauley Bruner, gerente do programa Triton da Northrop Grumman, disse: “O Triton provou ser inestimável para a patrulha marítima e missão de reconhecimento no Indo-Pacífico. Agora que o sistema atingiu a capacidade operacional inicial, os comandantes poderão aproveitar ao máximo o poderoso conjunto de sensores do Triton para detectar e deter potenciais adversários em todo o mundo.”

O Capitão Josh Guerre, gerente do programa de Sistemas Marítimos Não-Tripulados Persistentes de Aeronaves da Marinha dos EUA, disse: “A conscientização marítima global persistente é fundamental para dissuadir, ou competir e vencer, os nossos adversários. O Triton garante que estamos tomando decisões informadas e operando de forma eficaz em qualquer lugar do mundo.”

Projetado para servir tanto a Marinha dos EUA quanto a Força Aérea Real Australiana, o Triton é capaz de realizar diversas missões, incluindo patrulha marítima, inteligência de sinais e operações de busca e salvamento. As suas capacidades são vitais para prever o comportamento do adversário, auxiliar no planeamento estratégico e melhorar a resposta militar.

Com uma altitude operacional superior a 50.000 pés e uma autonomia de 24 horas, o Triton destaca-se como um elo de comunicações robusto, fornecendo uma imagem operacional unificada e permitindo a detecção e rastreamento de alvos marítimos muito além do alcance dos navios inimigos.

Numa missão de 24 horas, o Triton pode inspecionar uma área de quatro milhões de milhas náuticas, estabelecendo um novo padrão em vigilância persistente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile