O famoso aeroporto internacional Atatürk, o mais tradicional da Turquia e que foi um dos mais movimentados do mundo por muitos anos, vai ganhar uma nova finalidade e ser transformado em um imenso parque público.
O terminal foi aposentado dos voos comerciais de passageiros em 2019, quando um novo mega-aeroporto foi inaugurado na capital turca para dar conta do crescente tráfego aéreo, resultado de um vertiginoso crescimento da aviação local e da estratégia do governo e transformar a companhia aérea estatal, Turkish Airlines, numa potência. Antes da pandemia, a Turkish era a empresa aérea com maior número de destinos internacionais no mundo.
Mesmo após sua desativação parcial, o Atatürk continuou recebendo voos de carga fretados, jatos executivos e voos militares em uma de suas pistas. No entanto, sua estrutura ficou muito grande para a sua nova realidade.
A fim de dar um novo emprego ao local, o governo turco resolveu transformar o local no que está sendo chamado de Jardim da Nação. Sua construção ocupará o local onde estavam localizadas duas das pista paralelas 17/35. Enquanto isso, a outra pista seguirá ativa para operações de emergência e executivas.
No comunicado do governo, consta que a primeira versão do Aeroporto Atatürk foi construída em 1912, e que ele passou a ser utilizado como o principal portão de entrada turco por via aérea em 1953. É citado ainda que o local se encontra no meio de densas povoações com cerca de 4 milhões de habitantes, portanto, sem espaço para expandir de tamanho e dar conta da nova realidade da aviação local.