Durante subida, Embraer 195 indica falhas e é levado de volta à origem do voo

E195 da Azul Linhas Aéreas envolvido no incidente

A Azul Linhas Aéreas reportou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) um incidente envolvendo um Embraer E195, no qual a aeronave sofreu falhas durante um voo de transporte de passageiros.

O incidente ocorreu no dia 30 de junho, quando o E195 registrado sob a matrícula PR-AYY realizava o voo AD4104, de Manaus, no Amazonas, para Santarém, no Pará, com 107 passageiros e 5 tripulantes.

De acordo com as informações do CENIPA, após a decolagem no Aeroporto Eduardo Gomes, durante a fase de subida, a aeronave apresentou falha na “Bleed 1” – válvula de controle de fluxo que retira ar de um dos estágios de compressão do motor para alimentar sistemas da aeronave, como a pressurização -, e também falha no sistema de pressurização número 2.

Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos padrão previstos no manual da Embraer e executaram os checklists (listas de procedimentos de verificação), concluindo que a melhor decisão era retornar ao aeroporto de origem.

O pouso ocorreu normalmente e sem novas intercorrências. A aeronave, segundo dados das plataformas online de rastreio de voos, permaneceu no solo até o dia 2 de julho, quando realizou um voo para a cidade de Campinas, interior de São Paulo, sem novas intercorrências relatadas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias