Início Indústria Aeronáutica

EASA emite boletim de segurança sobre risco de abertura repentina da porta de carga no Boeing 757F

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) levantou alerta em torno do risco de falhas nos dispositivos de portas durante a conversão de aeronaves Boeing 757-200 para transporte de carga. Um Boletim de Informações de Segurança (SIB) foi emitido na quinta-feira, mencionando um incidente ocorrido em fevereiro de 2021, que está sendo investigado pelo Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos.

De acordo com o boletim da EASA, um 757-236 PCF experimentou uma “abertura total repentina” de sua porta principal de carga durante a subida inicial do voo, a uma altitude ainda relativamente baixa. A porta havia sido instalado de acordo com o certificado STC (Supplemental Type Certificate) 10015539 da agência e validado com o STC ST01529SE emitido anteriormente à Precision Conversions.

A EASA ainda citou um outro incidente semelhante ocorrido em 2014, também ligado à mesma instalação.

Sendo assim, recomendou uma série de procedimentos para as companhias aéreas, como verificação da condição da porta, verificação da condição dos elementos descritos nos Supplemental Maintenance Manuals, limpeza dos espelhos, tarefas de verificação periódica e inspeções visuais antes de cada partida, que devem ser realizadas em casos de temperaturas frias ou condições de congelamento esperadas.

A falha de abertura inesperada nos dispositivos de portas de aeronaves pode ser fator determinante para acidentes com danos fatais. Assim, as recomendações da agência devem ser seguidas por aqueles que prestam serviços aéreos, visando promover a segurança dos tripulantes.

Leia Mais:

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile