Electra tem novo investidor para o projeto de aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso ultracurtos

Imagem: Electra

A fabricante aeronáutica norte-americana Electra informou nesta semana que a Statkraft Ventures, um dos principais fundos de investimento em transição energética e tecnologia climática, anunciou investimento no projeto da empresa.

O investimento permitirá que a Electra desenvolva ainda mais sua aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso ultracurtos (eSTOL). A aeronave da Electra foi projetada para operações de voo silenciosas, eficientes e acessíveis em pistas de até 150 pés (46 metros), aproximando as viagens aéreas das comunidades locais e conectando regiões anteriormente carentes.

Ao oferecer uma opção viável de viagem aérea para rotas regionais mais curtas, a aeronave eSTOL da Electra oferece uma alternativa ecológica a longas viagens rodoviárias em carros particulares, reduzindo o tempo de viagem e as emissões.

A fabricante revelou recentemente o demonstrador de tecnologia para sua aeronave eSTOL e começará os testes de voo no final deste verão do hemisfério norte.

Esse investimento aproveita a experiência da Statkraft Ventures em transição de energia sustentável para acelerar o desenvolvimento e a comercialização da aeronave eSTOL de produção, projetada para nove passageiros.

Atualmente, a Electra detém mais de 1.200 encomendas de aeronaves de mais de 30 clientes globais, incluindo no Brasil, tanto para operadores de aeronaves estabelecidos quanto novos entrantes, redefinindo a forma como se transporta pessoas e mercadorias.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Electra, pois eles estão liderando a mudança para uma aviação mais sustentável”, disse Alexander Kueppers, diretor administrativo da Statkraft Ventures. “Sua abordagem visionária e tecnologia inovadora para eletrificar aeronaves, reduzindo custos operacionais e emissões ao mesmo tempo, alinham-se perfeitamente com a missão da Statkraft Ventures de apoiar startups inovadoras que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono”.

“A Statkraft Ventures traz um profundo compromisso de apoiar empresas e tecnologias que reduzem as emissões e abordam a ameaça da mudança climática. Estamos honrados em ter a Statkraft Ventures em nossa equipe e esperamos aprender com sua visão e experiência”, disse John S. Langford, fundador e CEO da Electra.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias