Em apenas 3 dias, Corpo de Bombeiros de Goiás realiza 22 atendimentos com helicóptero no RS

Imagem: CBMGO

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) informou que militares de seu Centro de Operações Aéreas entraram ontem no terceiro dia de atendimentos em solo gaúcho. O foco está no socorro à população dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

Sete militares do CBMGO, especialistas em salvamento aéreo, completaram, nesta quinta-feira (16), três dias de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com a corporação, foram realizados 22 atendimentos com o helicóptero Agusta A119 Koala e o foco está no socorro à população dos municípios de Canoas, Novo Hamburgo, Estância Velha e Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

Iniciamos a manhã com um resgate aeromédico de uma senhora de 75 anos que sofreu um AVC em Estância Velha, cidade completamente ilhada. Fomos solicitados pelos bombeiros do Rio Grande do Sul e fizemos o transporte”, afirmou o coronel Carlos Alberto Cardoso Faleiro. Ele também explicou que o trabalho conta com a colaboração de equipes terrestres, responsáveis por indicar onde a aeronave é a única opção de acesso.

Enquanto os especialistas de Operações Aéreas completaram 3 dias, desde o início da operação em solo gaúcho, há 13 dias, os bombeiros de Goiás realizaram 252 atendimentos. Em vídeos gravados pela corporação após a chegada do helicóptero, que ocorreu na noite da última segunda-feira (13/05), ainda era possível observar grande parte da capital debaixo d’água, com ruas e casas inundadas. Também foi registrado o momento do resgate aéreo de um bebê e sua mãe.

Em mensagem de agradecimento, o assessor especial do governo do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp, disse que a ajuda tem sido essencial para as forças locais. “Estamos acostumados a tratar essas situações com resiliência, é uma característica do nosso povo, e nós vamos superar. Os goianos estão sendo fundamentais nesse momento e a solidariedade do governador e da primeira-dama são fundamentais”, frisou.

O Corpo de Bombeiros divulgou comunicado em que orienta a população a concentrar as doações em itens que ainda estão em falta, como colchões, kits dormitório (travesseiros, lençóis, fronhas e cobertores), além de kits de higiene pessoal e limpeza. Roupas e calçados não serão mais recebidos, devido à grande quantidade já enviada às vítimas. As entregas podem ser feitas nos quartéis da corporação até o próximo dia 22.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias