Em bonita produção, Santos Dumont pousa com o 14-Bis no RJ e conhece o gerenciamento de tráfego aéreo do Brasil

Santos Dumont caminhando pelo Aeroporto Santos Dumont, em cena do vídeo apresentado abaixo

E se Santos Dumont viajasse no tempo, chegasse ao Rio de Janeiro de 2023 e viesse conhecer um pouco do mundo da aviação no Brasil? Foi pensando nessa possibilidade que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou mais uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O curta-metragem a seguir, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA, convida todos os brasileiros a uma interessante viagem inesperada, em que uma simulação mostra o ilustre inventor pousando com seu avião 14-Bis no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Depois, Dumont vai ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e a outras unidades conhecer a evolução do gerenciamento de tráfego aéreo brasileiro.

Acompanhe no player a seguir as belas cenas:

A produção vista no vídeo acima foi apresentada em uma noite de magia e cultura na última quarta-feira, 5 de julho, quando a Banda de Música da Base Aérea do Galeão encantou o público no Centro Cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com um concerto sinfônico em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont.

O evento, realizado pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e pela Base Aérea do Galeão (BAGL), contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto; do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; além de autoridades militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou a importância do evento: “É motivo de orgulho participar desta comemoração e ver a evolução do sistema de controle do espaço do nosso país. São vários eventos que a Força Aérea Brasileira está fazendo em homenagem ao nosso Patrono. Que todos nós possamos reverenciar o nosso herói e que fique na nossa memória, principalmente, das nossas crianças para que elas entendam que sonhar é possível e também é possível realizar”.

A orquestra apresentou diversos sucessos nacionais e internacionais de artistas consagrados para um público de mais de mil pessoas.

“Foram apresentadas músicas variadas que lembram a história de vida de Santos Dumont. Eu me sinto honrado em poder participar deste grande evento”, disse o Maestro da Banda de Música da Base Aérea do Galeão, Suboficial Ailton Santos de Castro Filho.

A programação ainda incluiu projeções de imagens da vida e da obra de Santos Dumont, além do momento marcante da exibição do vídeo da visita do Pai da Aviação ao CGNA.

Ao final do concerto foi cantado o Hino dos Aviadores em homenagem ao Patrono da Aeronáutica.

“As obras de Santos Dumont transcendem alguns exemplos que trouxemos aqui, mas os seus exemplos representam a força de vontade, a abnegação, a dedicação, sendo o maior legado que ele deixa para nós”, destacou o Comandante da BAGL, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva.

Para o Comandante do III COMAR, a homenagem mostra a valorização deste herói brasileiro: “É um orgulho muito grande estar apoiando estes eventos, no mês de julho, em que a Força Aérea está comemorando 150 anos do nascimento de Santos Dumont”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias