Em caso incomum, avião em pouso fica muito próximo de outro decolando na mesma pista; veja

Um pouso e decolagem simultânea aconteceram hoje na Índia, na mesma pista, e envolvendo dois jatos Airbus A320neo de companhias aéreas concorrentes. O que aconteceu, no entanto, ainda não está totalmente claro.

A ocorrência envolveu um A320neo da low-cost indiana IndiGo, que pousava no Aeroporto Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, procedente de Indore, encostando o trem de pouso na pista 27 instantes após outro A320neo, da Air India, sair do chão rumo à Trivandrum.

As duas aeronaves ficaram bastante próximas e, caso uma delas abortasse o pouso ou a sua decolagem, entraria em rota de conflito de tráfego, podendo até causar uma catástrofe em última instância.

Segundo dados da plataforma FlightRadar24, as aeronaves de matrícula VT-ISV e VT-RTS ficaram, em dado momento, a apenas 520 metros de distância uma da outra.

As resoluções de segurança da FAA, a Administração de Aviação Civil dos Estados Unidos, por exemplo, determinam que uma aeronave só pode cruzar a cabeceira no pouso quando outro avião já tiver ultrapassado a cabeceira oposta na mesma pista, ou se já estiver no ar antes disso, com uma distância mínima de 3.000 pés (900m) que são apuradas por marcações na pista, caso existam.

Considerando estas regras de separação, os dois jatos ficaram claramente muito próximos um dos outros, numa distância muito menor que a exigida pela legislação aplicada na maioria dos países do mundo hoje.

Até o momento, não está claro o motivo do piloto ter pousado enquanto outra aeronave decolava na mesma pista e nem o quanto isso poderia estar em não-conformidade com as regras indianas. Esta notícias está em desenvolvimento.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias