Em caso raro, Aeroporto de Bariloche teve voos suspensos devido à quantidade de neve na pista

O aeroporto de Bariloche, na Argentina, teve suas operações suspensas temporariamente na segunda-feira (6) devido a grande quantidade de neve acumulada na pista, em ruas de rodagem e nos acessos à estação aérea, gerada por um intenso temporal de neve que se abateu sobre a região.

Como informa o Aviacionline, inicialmente, o fechamento estava previsto apenas pela manhã, contudo, devido à magnitude da nevasca, a decisão de estender a suspensão das atividades até a tarde foi tomada. O Serviço Meteorológico Nacional confirmou o “alerta laranja” por causa da neve.

Durante a madrugada e as primeiras horas da manhã, o aeroporto esteve fechado, mas houve um intervalo no qual alguns voos conseguiram decolar e pousar. No entanto, a intensidade do temporal tornou necessária a interrupção das operações até às 17h, fato incomum em Bariloche, devido ao sistema de remoção de neve com que o aeroporto conta.

A medida não é nada comum para esta época do ano, mas a quantidade de neve acumulada é considerável e, sobretudo, o acesso ao aeroporto está extremamente difícil, uma vez que o caminho a partir da cidade tornou-se intransitável.

A Aeropuertos Argentina confirmou que o fechamento do aeroporto durou até às 17h por causa da neve. No entanto, esclareceu que a situação será analisada de hora em hora para retomar as operações assim que as condições meteorológicas melhorarem. Pediram aos passageiros que não tentem chegar ao aeroporto, pois o caminho está intransitável.

No site da Aeropuertos Argentina, é possível obter informações sobre desvios e atrasos em voos de todas as companhias aéreas, tanto para voos destinados a Bariloche quanto para os que partiriam para Aeroparque.

Os passageiros com voos programados devem verificar o estado de seu voo com a respectiva companhia aérea e seguir as instruções das autoridades aeroportuárias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias