Início Aviação Militar

Em caso raro, três aviões da Marinha dos EUA são atingidos por raios em um dia sobre o Japão

E/A 18-G Growler voa ao lado de um avião japonês

Em um dia, três aeronaves de guerra eletrônica E/A 18-G Growler, da Marinha dos EUA, baseadas em porta-aviões, foram atingidas por raios enquanto sobrevoando o Japão, segundo relatou o Navy Times na quinta-feira. Segundo a publicação, o incidente ocorreu no dia 6 de julho, quando os aviões realizavam voos regulares no sul do país asiático. 

“Nenhum dos membros da tripulação ficou ferido, eles pousaram com segurança na Base da Força Aérea de Kadena, na ilha de Okinawa”, disse o porta-voz da Marinha dos EUA, Brian Blair, ao jornal. Segundo ele, os raios não costumam atingir aeronaves militares. No entanto, em 2023 já foram relatados sete desses casos.

Não há informações imediatamente disponíveis sobre a meteorologia ou o local exato em que as aeronaves sobrevoavam no momento do incidente. Raios geralmente não resultam em problemas para aeronaves, que são desenvolvidas para atuarem como uma espécie de “gaiola de Faraday”, onde as descargas são recebidas e dispersadas sem afetar a integridade da fuselagem.

Todas as três aeronaves fazem parte do Esquadrão de Guerra Eletrônica 135 (VAQ-135), que está sediado na Estação Aérea Naval de Whidbey Island, no estado de Washington, mas fazem regularmente missões no Oceano Pacífico.

O EA-18G Growler foi desenvolvido pela Boeing e voou pela primeira vez em 2006. Eles são projetados para suprimir a inteligência eletrônica de aeronaves inimigas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile