Em entrevista, Ministro diz que governo tentará reabrir Aeroporto Salgado Filho no ‘menor tempo possível’

Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Imagem: Fraport Brasil

Porto Alegre enfrenta um desafio logístico significativo com o Aeroporto Salgado Filho submerso. Enquanto a concessionária responsável pela administração do terminal estima que a reabertura só ocorrerá em setembro, o governo federal se empenha para que o aeroporto volte a operar no “menor tempo possível”, reporta a CBN.

Na última quinta-feira (16), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, após sobrevoar o local, confirmou que tanto o terminal quanto a pista estão completamente alagados. Ele ressaltou que só será possível determinar um prazo concreto para a reabertura após a baixa das águas, mas assegurou que a equipe do Ministério de Portos e Aeroportos está trabalhando intensamente para agilizar o processo.

Aeroporto ainda está submerso, ainda está debaixo d’água. A própria pista ainda está toda debaixo d’água, hoje mesmo eu sobrevoei [o local]. E só vai poder ter um prognóstico melhor de em quanto tempo nós vamos abrir o aeroporto quando as águas baixarem. Mas, eu tenho visto a equipe do ministro Silvio Costa Filho muito determinada para, quando as águas baixarem, eles terem ali um cenário de reabertura do Aeroporto Salgado Filho no menor espaço de tempo possível“, afirmou Renan Filho.

A declaração foi feita ao lado do Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Paulo Pimenta, recém-nomeado Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência no Rio Grande do Sul, criada para acompanhar as ações de recuperação no estado.

Waldez Góes informou que já está em contato com os governos de Alagoas, Ceará e outros estados para viabilizar o bombeamento da água acumulada, utilizando equipamentos específicos. Ele destacou que existe uma articulação com a iniciativa privada e governos estaduais, como o de São Paulo, para a cessão desses equipamentos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias