Na última quarta-feira (16), a Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, apresentou um plano de operação a partir do Aeroporto Prof. Urbano Stumpf, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Segundo informa a prefeitura do município, a proposta da empresa é utilizar a aeronave modelo Cessna Grand Caravan para voos fretados de carga ou passageiros. O modelo tem capacidade para até uma tonelada de carga em aeronaves adaptadas. O monomotor também pode transportar até 9 passageiros e mais dois tripulantes.
Fundada em 2020, a Azul Conecta integra o grupo Azul Linhas Aéreas Brasileiras, concentrando os voos regionais da companhia. A empresa conta com a maior frota de modelos Cessna Grand Caravan da América Latina.
O plano de operação foi apresentado durante um evento de hub logístico que reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários e representantes do setor de logística no aeroporto de São José.
“Acreditamos que esse é um dia histórico para São José e região. A Azul Conecta acredita nesse projeto, ele é certeiro. Vamos dar a possibilidade de embarcadores saírem de São José para todas as localidades do Brasil, sendo que no Centro-Oeste até a região Sul conseguimos fazer ida e volta no mesmo dia”, afirmou Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta.
Entre os diferenciais para transporte de pequenas cargas apresentados pela empresa está a licença para transplante de órgãos, fármacos e materiais perigosos.
A Azul Conecta realizou também rodadas de negócios com interessados e espera concretizar alguns acordos para as próximas semanas.
Durante o evento foram apresentadas soluções abrangentes para o agenciamento de cargas, procedimentos de desembaraço aduaneiro, operações cambiais e até mesmo o compartilhamento de aeronaves para a eficiente distribuição de mercadorias a partir do Aeroporto para destinos em todo o território nacional.
Aeroporto Inteligente
O presidente do Conselho Administrativo da SJK Airport, Eduardo do Valle, destacou a importância do terminal para o desenvolvimento do hub logístico.
“Nosso objetivo é integrar os vários agentes de logística que operam na região, tendo como polo o aeroporto, que já possui uma operação internacional de carga desde 24 de maio. Desde essa data, já recebemos mais de 250 toneladas de produtos”, afirmou Valle.
“O projeto da Azul é bastante inovador e vai contar com o nosso apoio. Para uma Cidade Inteligente, nada melhor que ter um aeroporto inteligente.”
Leia mais: