Em grande produção, piloto mostra detalhes do acidente do voo TAM 3054

O acidente mais fatal da história da aviação brasileira foi contado em detalhes em uma grande produção feita por um piloto que é youtuber.

O canal Mentour Pilot é conhecido por explicações detalhadas, mas sem complicações, sobre vários acidentes aeronáuticos famosos. A produção é feita por Petter Hörnfeldt, um aviador sueco que hoje é Comandante, Instrutor e Checador de Boeing 737 numa popular companhia aérea de baixo custo da Europa, com mais de 10 mil horas de voo acumuladas.

Na sua última produção que já soma 300 mil visualizações nas primeiras 24 horas, Petter conta a história do voo TAM3045, o acidente de 17 de julho de 2007, que vitimou 199 pessoas quando um Airbus A320ceo da TAM (hoje LATAM Brasil) atingiu um prédio da própria companhia após sair da pista no Aeroporto de Congonhas em São Paulo.

Este, que é o pior acidente aeronáutico brasileiro, foi causado por erros de procedimento por parte dos pilotos, que usaram um método antigo para o pouso sem um dos reversores. O procedimento anterior havia sido trocado pela Airbus após três acidentes, incluindo um fatal, que tiveram como fator contribuinte a falta de clareza na posição das manetes de potência, que continuaram a comandar empuxo para os motores, potencializando a saída de pista.

No vídeo é explicado em detalhes os principais motivos que a investigação conduzida pelo CENIPA encontrou para entender o que levou o Comandante a usar o procedimento antigo, sendo um deles que o novo procedimento deixava a manete do motor sem reversor funcionando na posição REV, que é a usada normalmente.

Nesta posição, mesmo com o reverso não operante e as “conchas” do motor estarem fechadas, o computador de voo chega a comandar um aumento de potência (exatamente para gerar maior empuxo contrário com o reverso aberto), e demora alguns segundos para detectar que as conchas estão fechadas e desativar o reverso de fato.

Isto, segundo a própria Airbus, adiciona 55 metros na distância total de pouso, porém isto é compensado pelo fato de que a chance de confusão na posição dos motores é consideravelmente reduzida, logo gerando menos risco do avião pousar e continuar com potência no motor sem reversor funcionando.

Na produção, que utiliza várias ferramentas ilustrativas, e também o simulador de voo X-Plane 11 para animações mais realísticas, é mostrado como os cálculos de pouso são feitos, como fatores psicológicos afetaram o voo e também a falta de padronização na TAM. O vídeo é com narração em inglês, mas possui legendas que podem ser colocadas clicando na ferramenta de engrenagem no canto inferior direito:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após identificar uso de bens, inclusive aeronaves, para ocultação patrimonial, PF...

0
Cumpre-se a segunda fase da investigação de combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro, em que foram identificados