A Força Aérea Real britânica (RAF) informa que sues pilotos dos caças Eurofighter Typhoon da base aérea de Coningsby têm testado suas habilidades de voo até o limite no deserto da Jordânia a 400 milhas por hora (640 km/h) e a 500 pés (152 metros) do solo.
Os pilotos têm realizado treinamento de voo de baixo nível com seus colegas jordanianos no deserto de Wadi Rum. A espetacular região desértica foi usada para filmagens de filmes como Lawrence da Arábia, Star Wars e, mais recentemente, Duna.
Segundo a RAF, as surtidas de caça não são diferentes dos interceptadores de Star Wars nos filmes icônicos:
A paisagem única e desconhecida proporcionou uma área de treinamento onde os pilotos aprimoraram suas habilidades de voo baixo. Essas habilidades são necessárias para tarefas como evasão de aeronaves adversárias e de sistemas de defesa aérea. Voar em uma região montanhosa desértica apresenta desafios adicionais de navegação e ambientais.
Os pilotos do Typhoon voaram em formação com os F-16 da Força Aérea Real da Jordânia como parte de uma série de eventos de treinamento com as forças jordanianas. Este treinamento permite que os tripulantes aprendam uns com os outros e pratiquem a operação em conjunto.
Os pilotos tiveram que voar com alta precisão ao redor do terreno elevado, mantendo continuamente distâncias seguras uns dos outros. Isto exigiu habilidades de voo excepcionais, confiança mútua e forte comunicação. Segundo a RAF, o sucesso do treinamento foi uma prova das capacidades das aeronaves e do profissionalismo das duas forças aéreas.
Pouco depois da exigente surtida, o Oficial Comandante do Esquadrão 3, o Comandante de Ala Buchler, disse: “Já se passaram quase 20 anos desde a última vez que sobrevoei Wadi Rum em um Jaguar, mas a paisagem ainda é de tirar o fôlego enquanto você navega vindo do Norte. A rica história da região simboliza os nossos laços estreitos com a Força Aérea Real da Jordânia, e é sempre um prazer realizar séries de treinamento com eles. Voamos e lutamos de maneira muito semelhante, e o apoio deles no Op Shader é extremamente valioso. Estou ansioso para me juntar aos seus F16 em baixo nível no país de Star Wars nos próximos anos”.
O Reino Unido e a Jordânia têm uma parceria importante e de longa data. A cooperação, especificamente através da atividade de defesa, é fundamental para manter a estabilidade e a segurança no Médio Oriente, afirma a RAF.
Os Typhoons do Esquadrão 3 voaram da base Akrotiri da RAF, no Chipre, onde estão atualmente apoiando operações no Médio Oriente para ajudar a combater o Estado Islâmico no Iraque e no Leste da Síria, como parte da coligação internacional contra o terrorismo.