Início Aviação Militar

Em local de filmagens de Star Wars e Duna, caças Typhoons da RAF treinam voo baixo, veloz e em formação

Imagem: RAF, em cena do vídeo abaixo

A Força Aérea Real britânica (RAF) informa que sues pilotos dos caças Eurofighter Typhoon da base aérea de Coningsby têm testado suas habilidades de voo até o limite no deserto da Jordânia a 400 milhas por hora (640 km/h) e a 500 pés (152 metros) do solo.

Os pilotos têm realizado treinamento de voo de baixo nível com seus colegas jordanianos no deserto de Wadi Rum. A espetacular região desértica foi usada para filmagens de filmes como Lawrence da Arábia, Star Wars e, mais recentemente, Duna.

Segundo a RAF, as surtidas de caça não são diferentes dos interceptadores de Star Wars nos filmes icônicos:

A paisagem única e desconhecida proporcionou uma área de treinamento onde os pilotos aprimoraram suas habilidades de voo baixo. Essas habilidades são necessárias para tarefas como evasão de aeronaves adversárias e de sistemas de defesa aérea. Voar em uma região montanhosa desértica apresenta desafios adicionais de navegação e ambientais.

Os pilotos do Typhoon voaram em formação com os F-16 da Força Aérea Real da Jordânia como parte de uma série de eventos de treinamento com as forças jordanianas. Este treinamento permite que os tripulantes aprendam uns com os outros e pratiquem a operação em conjunto.

Imagem: RAF

Os pilotos tiveram que voar com alta precisão ao redor do terreno elevado, mantendo continuamente distâncias seguras uns dos outros. Isto exigiu habilidades de voo excepcionais, confiança mútua e forte comunicação. Segundo a RAF, o sucesso do treinamento foi uma prova das capacidades das aeronaves e do profissionalismo das duas forças aéreas.

Pouco depois da exigente surtida, o Oficial Comandante do Esquadrão 3, o Comandante de Ala Buchler, disse: “Já se passaram quase 20 anos desde a última vez que sobrevoei Wadi Rum em um Jaguar, mas a paisagem ainda é de tirar o fôlego enquanto você navega vindo do Norte. A rica história da região simboliza os nossos laços estreitos com a Força Aérea Real da Jordânia, e é sempre um prazer realizar séries de treinamento com eles. Voamos e lutamos de maneira muito semelhante, e o apoio deles no Op Shader é extremamente valioso. Estou ansioso para me juntar aos seus F16 em baixo nível no país de Star Wars nos próximos anos”.

O Reino Unido e a Jordânia têm uma parceria importante e de longa data. A cooperação, especificamente através da atividade de defesa, é fundamental para manter a estabilidade e a segurança no Médio Oriente, afirma a RAF.

Os Typhoons do Esquadrão 3 voaram da base Akrotiri da RAF, no Chipre, onde estão atualmente apoiando operações no Médio Oriente para ajudar a combater o Estado Islâmico no Iraque e no Leste da Síria, como parte da coligação internacional contra o terrorismo.

Sair da versão mobile