Início Empresas Aéreas

Em meio à “recuperação judicial”, GOL faz acordo para vender e alugar de volta jatos Boeing 737 MAX

A GOL entrou em um acordo para capitalização ao vender aeronaves Boeing 737 MAX e alugá-las em seguida. O chamado de “sale and leaseback” é bastante comum no mercado aeronáutico de leasing, quando as empresas fecham a encomenda direto com a fabricante e, próximo da entrega vendem a aeronave a financeiras e arrendam de volta.

A prática ajuda a liberar o fluxo de caixa a partir da não imobilização de recursos. Isso também é algo esperado numa empresa que continua num processo de reorganização e “recuperação judicial” nos EUA, o Chapter 11, e precisa acomodar melhor suas finanças.

Este mais recente acordo da Gol foi fechado com a AerCap, a maior empresa de leasing do mundo, com mais de 1.700 aeronaves, sendo a maior proprietária de aviões do mundo. Segundo documento disponibilizado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, as aeronaves têm as futuras matrículas brasileiras PS-GOL, PS-GRD, PS-GRE e PS-GRF.

Todos estes quatro jatos 737 MAX 8 ainda não foram entregues pela Boeing, sendo que metade já realizou os primeiros voos de testes e a outra ainda está na linha de montagem. O valor do negócio não é revelado pelas empresas.