Em meio à tensão na Rússia, num momento de guerra civil envolvendo o governo de Vladimir Putin e os paramilitares do Grupo Wagner, outros movimentos podem ser vistos na região. Dentre eles, um avião usado por altos funcionários bielorrussos e membros da família do presidente Alexander Lukashenko pousou na Turquia, após realizar uma rota incomum, segundo a imprensa que cobre a região.
De acordo com observadores, a aeronave Canadair CL-600 Challenger 850, de matrícula EW-301PJ, decolou de Minsk na noite de 24 de junho em direção ao Mar Cáspio, atravessando a Geórgia para pousar na costa do Mediterrâneo, em Bodrum. Durante o voo, o jato contornou certas regiões russas consideradas de risco para a segurança desde a invasão da Ucrânia.
Ainda não se sabe exatamente o que pode estar por trás da possível mudança de rota do governo bielorrusso. A cerca de mil quilômetros de distância dali, na Rússia, um confronto armado entre as autoridades russas e o grupo paramilitar Wagner, liderado por Yevgeny Prigozhin, um notório oligarca conhecido pelo codinome “Putin Chef”, está se desenrolando.
Com a situação na Rússia rapidamente se deteriorando, é provável que Lukashenko tome precauções adicionais para garantir a segurança de seu governo e de sua família, já que ele tem sido um forte aliado de Putin.