Em meio aos lucros, British é criticada ao dar apenas R$ 185 aos tripulantes que trabalharam no Natal

Boeing 787-8 da British Airways – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A British Airways, ao se vangloriar de sua “maior” celebração de Natal até o momento, enfrentou uma opinião discordante de sua tripulação de cabine que buscava um bônus especial para aqueles que trabalharam no dia 25 de dezembro. Apesar dos significativos lucros relatados pela companhia aérea, a resposta dos gerentes não deixou os funcionários felizes.

No final, a empresa ofereceu um pagamento especial de £30 (R$ 185,50) aos membros da tripulação de cabine que precisaram trabalhar no Dia de Natal. A Associação de Comissários de Bordo da British Airways (BASSA) reconheceu a natureza modesta do bônus, mas destacou a dificuldade em obter sua aprovação, fazendo uma comparação com “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, onde os esforços de caridade falham em obter uma doação do personagem Ebenezer Scrooge.

Enquanto ganhar o dobro do salário diário é uma prática comum na indústria da hospitalidade para quem trabalha no Dia de Natal, a tripulação de cabine da British Airways recebeu seus salários regulares pelo turno festivo.

Em contraste, comissários de bordo da American Airlines, uma companhia aérea também membro da Oneworld, desfrutam de um bônus de 100% da taxa normal por hora de voo em nove feriados designados, incluindo a véspera de Natal, o Dia de Natal e o Boxing Day (26 de dezembro).

Segundo o Paddle Your Own Kanoo, a American Airlines estende essa prática a outras datas significativas, como o Dia de Ação de Graças, a véspera de Ano Novo e o Dia de Ano Novo, oferecendo um prêmio de 100% para incentivar a presença dos comissários nestas datas-chave. O motivo por trás desse “Pagamento de Incentivo de Feriado” é encorajar os comissários de bordo a não faltarem por motivo de doença durante os períodos de feriado cruciais.

A British Airways enfatizou seu compromisso festivo, observando que “fez de tudo” para celebrar as festas neste ano, com planos de servir mais de 380.000 jantares de Natal aos passageiros durante a temporada festiva.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias