Início Empresas Aéreas

Em meio às greves, Lufthansa e sindicato acertam acordo trabalhista para o pessoal de serviços de solo

Imagem: DepositPhotos

Após diversas greves que impactaram suas operações nos últimos tempos, a companhia aérea alemã Lufthansa informa que chegou a um consenso com o sindicato Verdi sobre um novo acordo salarial coletivo para os cerca de 20.000 funcionários de solo da Deutsche Lufthansa, Lufthansa Technik, Lufthansa Cargo e outras empresas do grupo.

O acordo inclui aumentos salariais de cerca de 12,5% em duas etapas, com maiores aumentos nos grupos de rendimentos baixos e médios. A Lufthansa e o Verdi chegaram assim a um acordo no âmbito do processo de arbitragem com o Ministro Presidente do estado alemão da Turíngia, Bodo Ramelow, e o Dr. Frank-Jürgen Weise, antigo chefe da Agência Federal de Emprego, e resolveram a disputa salarial que está em curso desde o início do ano.

O Dr. Michael Niggemann, Diretor de Recursos Humanos e Diretor Trabalhista da Deutsche Lufthansa, disse:

“Estamos muito satisfeitos por termos chegado a um compromisso em conjunto, e os meus agradecimentos expressos vão também para os dois juízes. As últimas semanas exigiram muito dos nossos clientes e dos nossos colegas. O acordo que agora foi alcançado é, portanto, boa notícia.

Nossos funcionários se beneficiarão de aumentos salariais significativos e sustentáveis – sabemos o que nossos colegas alcançam todos os dias e é importante para nós que os salários evoluam adequadamente e bem. Ao mesmo tempo, tanto nossos clientes quanto nossas empresas finalmente têm novamente segurança para se planejarem.

O acordo representa, obviamente, um grande desafio econômico para nós, para o qual temos agora de encontrar respostas. Em qualquer caso, juntos concentraremos toda a nossa energia naquilo que nos torna especiais: ser um parceiro fiável para os nossos clientes e um empregador atraente com excelentes perspectivas para os nossos funcionários.”

Bodo Ramelow, Ministro Presidente da Turíngia, disse:

“Estou muito grato por ter podido dar a minha contribuição pessoal para a resolução desta disputa salarial. O acordo é um grande sucesso para os funcionários da Lufthansa – e também para os passageiros, que agora têm segurança de planejamento novamente e não precisam de se preocupar com greves.

Como cliente regular da Lufthansa, estou particularmente satisfeito com isso. Gostaria de agradecer aos representantes do sindicato Verdi e da Lufthansa por três dias de negociações construtivas e orientadas para soluções, que foram caracterizadas pela confiança e pela vontade de compromisso.”

Dr. Frank-Jürgen Weise, ex-chefe da Agência Federal de Emprego, disse:

“O acordo colectivo assinado é bom para os trabalhadores. Para a Lufthansa, o acordo é um grande desafio econômico num ambiente internacional em que muitas nações subsidiam fortemente as suas ‘infraestruturas críticas’.

As negociações entre a Lufthansa e o Verdi foram difíceis em termos da variedade das questões, os diferentes níveis de serviços exigidos e oferecidos, mas também factualmente sólidos e humanamente respeitosos. Os árbitros sentiram que estavam agindo no interesse dos funcionários, no bem-estar da empresa e dos clientes.”

Informações da Lufthansa

Sair da versão mobile