Em nova afronta à segurança, ativistas colam as mãos em uma das pistas do aeroporto de Madrid

Foto por photobeginner via Deposit Photos (sob licença)

Numa nova afronta à segurança aérea, dois ambientalistas do Futuro Vegetal infiltraram-se no perímetro aéreo do aeroporto de Madrid-Barajas na manhã desta sexta-feira e colaram as mãos no asfalto de uma das pistas para impedir o tráfego aéreo.

Os ativistas portavam uma faixa com o slogan “O povo unido trabalha sem partido”, o qual, conforme detalhado em comunicado, busca exortar as pessoas a “se organizarem para enfrentar as piores consequências da Crise Climática”, independentemente do resultado das próximas eleições, relatou o Aviacionline.

O Futuro Vegetal comunicou sua preocupação com o que considera falta de medidas contundentes dos partidos políticos para enfrentar a crise climática. Segundo o grupo, “nenhum partido político está propondo medidas para enfrentar a ameaça representada pela Crise Climática”.

O grupo também destacou a diferença entre os partidos, observando que alguns assumem “posições abertamente negacionistas”, mas criticaram aqueles que geram uma “falsa sensação de que estão levando a Crise Climática a sério”. Declararam que as propostas deste último “só reforçam o sistema que nos trouxe até aqui”.

No entanto, o grupo esclareceu que seu protesto “não é uma campanha a favor da abstenção”. Em vez disso, eles chamam a sociedade para transcender “disputas entre iguais” e trabalhar juntos para construir um mundo sustentável e equitativo.

Por fim, o Futuro Vegetal apelou a toda a população para apoiar uma “mudança no sistema agroalimentar que nos permita mitigar os piores cenários da Crise Climática”. Eles insistiram na necessidade de as pessoas se organizarem e não dependerem exclusivamente de ações institucionais: “Precisamos nos organizar para viabilizar sem esperar que as instituições ajam.”

Na semana passada, integrantes desse mesmo grupo se infiltraram no aeroporto de Ibiza e vandalizaram um jato executivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias