Início Empresas Aéreas

Em plano tricolor, FedEx vai redesenhar estrutura da frota de aeronaves

A FedEx Express anunciou que redesenhará sua estrutura de frota como parte de seu programa DRIVE, buscando reduzir custos em US$ 4 bilhões até 2025. A empresa adotará uma estrutura de rede tricolor, composta pelas cores da empresa, roxo, laranja e branco, para atender diferentes necessidades, volumes e margens.

O CEO da FedEx, Raj Subramaniam, explicou que a frota de cauda roxa será utilizada para volumes e margens de alta prioridade usando o modelo de hub e spoke existente, sendo a espinha dorsal do negócio de encomendas prioritárias internacionais.

Já a rede laranja redirecionará alguns voos da frota de cauda roxa para operar fora do ciclo regular, permitindo a construção de densidade, descongestionamento dos hubs e alimentação de outras redes da FedEx. A rede branca se baseará na parceria com outros operadores como uma camada de capacidade adaptável.

O objetivo dessas mudanças é melhorar a utilização dos ativos, aumentar as margens e o retorno sobre o investimento e o capital. Subramaniam ressalta que a rede tricolor proporcionará à FedEx a flexibilidade necessária para atender diferentes mercados e clientes com o tipo certo de rede, impulsionando um crescimento lucrativo e adaptando-se à evolução do mercado de frete aéreo, incluindo o crescente mercado do comércio eletrônico.

A frota da FedEx consiste em uma variedade de aeronaves, sendo quase todas elas parte da frota roxa sob a nova estratégia. Entre as aeronaves estão o A300-600, B737-800, B757-200, B767-300, B777-200, DC-10-10, DC-10-30 e MD-11F. Apenas três das aeronaves B777-200 são alugadas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile