Início Variedades

Em plena madrugada, o gigante avião Antonov An-124 decolou de Campinas rumo ao sul com carga pesada

Foto: Bucarest Airport – Imagem ilustrativa

Na madrugada deste domingo (16), mais especificamente por volta das 3h20 da madrugada, decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para o Chile, com uma escala em Buenos Aires, na Argentina, o jato Antonov An-124 de matrícula UR-82027, operado pela ucraniana Antonov Airlines:

A bordo dele, uma carga de grandes dimensões e pesando mais de 30 toneladas, a ser entregue no país vizinho.

Embora o avião tenha condição de transportar até 150 toneladas, sua capacidade é demandada por empresas que precisam remeter cargas despadronizadas, ou seja, com dimensões e volume superiores às capacidades de outras aeronaves, o que ocorreu neste caso.

O AN-124 no pátio de Viracopos nesta última noite – Imagem: Guilherme Mion Ramos

Como o informado ontem, a chegada da aeronave no sábado (15) reuniu dezenas de pessoas na cabeceira da pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Antes, o AEROIN havia publicado em primeira mão sobre a vinda da aeronave ao Brasil.

A decolagem do avião ocorreu no horário esperado, perfazendo o voo ADB-3788, como pôde ser visto no rastreamento do voo pela plataforma ADS-B Exchange (apesar da identificação errada como ADB-3787). Vale lembrar que tal voo não pode ser rastreado com detalhes em outras ferramentas, onde ele é bloqueado por motivos de segurança, em se tratando de uma empresa ucraniana que faz voos na Europa.

Mais do Antonov An-124

O An-124 Ruslan é o maior avião cargueiro em operação atualmente, título assumido após a destruição de seu “irmão” mais novo e maior, o An-225 Mriya, durante a invasão russa à Ucrânia em 2022.

O modelo celebrou seus 40 anos de atividade ao final do ano passado. Com 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, o An-124 é capaz de transportar até 150 toneladas de carga. No entanto, seu recorde “pessoal” em operação comercial é de 135 toneladas, obtido em 1993 quando transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.

Uma frota total de 55 aeronaves An-124 foi produzida entre os anos de 1982 e 2004. Atualmente, elas são operadas principalmente por países que eram membros da ex-União Soviética ou do Pacto de Varsóvia. Na Rússia, os aviões servem a Força Aérea Vermelha e a companhias aéreas como a Volga-Dnepr, Maximus Air Cargo, além da própria fabricante, a Antonov, que possui sua própria companhia aérea de transporte de carga.

No Brasil, a presença do An-124 foi registrada em diversos aeroportos, incluindo Campinas, Confins, Guarulhos, Galeão, Salvador, Recife, São José dos Campos, entre outros.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.