Em polêmica, passageiros foram solicitados a dar gorjetas às estações de recarga de água do aeroporto

Imagem: DTW Airport

Em uma polêmica recente, passageiros no Aeroporto de Detroit foram solicitados a dar gorjetas em estações de recarga de água. Essa orientação deixou muitos viajantes confusos e questionando se estariam pagando uma espécie de taxa oculta.

Os passageiros são proibidos de levar garrafas cheias de água através da segurança do aeroporto. Na tentativa de evitar o desperdício de plástico ou simplesmente economizar, muitos optam por encher suas garrafas em estações de recarga espalhadas pelo aeroporto.

Como relatado pelo View from the Wing, nesses locais, surgiram códigos QR acompanhados de uma mensagem incentivando os passageiros a “ajudarem o aeroporto a entender melhor o uso”. No entanto, ao escanear o código, o usuário é levado a um link onde pode “dar gorjeta” à estação de recarga de água.

O procedimento foi considerado “literalmente insano” por um passageiro, levando-se em conta que a gorjeta vai para uma agência governamental, a Autoridade Aeroportuária do Condado de Wayne.

Os clientes também são solicitados a darem gorjeta no autoatendimento em lojas de aeroportos. No Aeroporto de Austin, por exemplo, a gorjeta foi solicitada no autoatendimento em que não era permitido optar por não dar gorjeta. A máquina não aceitava gorjetas de valor zero – a quantia mínima que se podia inserir, após a recusa dos valores padrão, era de um centavo de dólar.

Após a polêmica, o aeroporto de Detroit informou que os adesivos com códigos QR foram removidos das estações de recarga de água. De acordo com a autoridade aeroportuária, a solicitação de gorjetas não foi autorizada.

A sugestão é que o público não deveria dar gorjeta para máquinas, ainda que pesquisas tenham mostrado que quando você oferece dicas para os chatbots de inteligência artificial, você obtém respostas melhores – ou pelo menos mais longas – a suas perguntas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias