Início Acidentes e Incidentes

Em sua análise desde 1958, Airbus destaca 2023 como o ano sem acidentes com fatalidade na aviação comercial

Imagem: Divulgação / Airbus

A Airbus informa que já está disponível a sua Análise Estatística de Acidentes de Aviação Comercial 1958 – 2023, uma publicação que fornece a análise anual sobre acidentes de aviação.

Esta edição inclui um comentário sobre o ano de 2023, bem como uma revisão da evolução dos registros de segurança da aviação comercial nas décadas anteriores.

Segundo a fabricante europeia, a edição de 2023 da Análise Estatística de Acidentes de Aviação Comercial revela algumas boas notícias. Não foram registados acidentes fatais nem perdas de aeronaves na aviação comercial no ano passado, embora o tráfego aéreo tenha aumentado 20% em relação a 2022, atingindo mais de 32 milhões de voos.

Isto confirma uma tendência de longo prazo, na qual a indústria da aviação comercial alcançou enormes melhorias em segurança nas últimas décadas. Também sublinha como a tecnologia contribui para melhorar a segurança ao voar em um avião a jato comercial.

A Airbus afirma que o recorde de segurança para 2023 é um bom resultado, contudo, é importante lembrar que as estatísticas relativas a um ano nem sempre são indicativas das tendências globais de segurança. Assim, esta análise utiliza taxas de acidentes calculadas como uma média móvel de 10 anos para fornecer uma tendência mais consistente.

A segurança é um esforço incessante e a prevenção de acidentes é uma busca constante de todos os envolvidos. É por isso que a colisão na pista entre um A350 e um avião turboélice Dash-8 ocorrida em 2 de janeiro de 2024 em Tóquio, que custou a vida a 5 pessoas a bordo do Dash-8, também é mencionada nesta edição de 2023. É um lembrete claro: precisamos evitar a armadilha da complacência e permanecer vigilantes no reforço de todas as barreiras de segurança para prevenir acidentes.

Para obter mais informações sobre acidentes de aviação comercial e o que as estatísticas dizem sobre os esforços contínuos para melhorar a segurança, visite o site de estatísticas de acidentes da Airbus clicando neste link.

Também é possível aproveitar novos recursos interativos, que permitem personalizar as informações exibidas nos gráficos e explorar as quatro gerações de jatos comerciais usando o imersivo 360º Cockpit Viewer da Airbus clicando neste link.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile