Em um enorme túnel de vento, começam os testes para o futuro motor aeronáutico Open Fan da Safran

Imagem: Safran Aircraft Engines

A francesa Safran Aircraft Engines e a agência nacional de pesquisa aeroespacial da França, ONERA, informaram ontem, 19 de janeiro, que iniciaram os primeiros testes em túnel de vento com o ECOENGInE, um demonstrador em escala 1:5 do futuro motor aeronáutico Open Fan (Ventilador Aberto).

Os testes acontecem nas instalações do túnel de vento da ONERA em Modane, França. Esta arquitetura disruptiva de motor, um pilar fundamental do programa de demonstração da tecnologia CFM RISE, é atualmente a mais promissora em termos de redução da pegada ambiental da aviação.

O Open Fan visa reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 20%, e até 80% quando combinado com uso de SAFs (combustíveis sustentáveis de aviação), para a próxima geração de jatos comerciais de corredor único até 2035.

Para apoiar o processo de maturidade da aerodinâmica e acústica do Open Fan, a Safran Aircraft Engines e a ONERA assinaram recentemente um acordo para um ambicioso plano de testes de 2024 a 2028, com base em testes anteriores com o ECOENGInE.

Os testes no ECOENGInE, apoiados pela Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC) como parte do plano CORAC, visam demonstrar o desempenho aerodinâmico e acústico do módulo do ventilador, simulando velocidades reais em um túnel de vento, e validar o projeto das pás do ventilador. As pás desempenham um papel fundamental na eficiência geral do motor.

Imagem: Safran Aircraft Engines

No total, serão realizadas mais de 200 horas de testes durante esta campanha, seguidas de testes de simulação com o motor montado em uma seção de asa de um avião demonstrador.

Para estes testes, a Safran Aircraft Engines se beneficia do conhecimento e experiência das equipes ONERA e da utilização do maior túnel de vento sônico do mundo. O túnel S1MA é uma instalação de teste única em termos de velocidade do fluxo de ar e de tamanho, com 8 metros de largura, tornando possível testar motores isoladamente ou montados em uma estrutura de asa. Desempenha, portanto, um papel crucial no desenvolvimento de novos sistemas de propulsão para a próxima geração de aviões.

Imagem: Safran Aircraft Engines
Imagem: Safran Aircraft Engines

Pierre Cottenceau, vice-presidente de Engenharia e Pesquisa e Tecnologia da Safran Aircraft Engines, disse: “Com o programa RISE, a Safran Aircraft Engines está contribuindo com nossa experiência de longa data para o desenvolvimento do módulo do ventilador para demonstrar, no solo e em voo, até meados da década, os benefícios de uma arquitetura não fechada de motor.”

A Safran também está trabalhando em uma série de outros blocos tecnológicos importantes em conjunto com a arquitetura Open Fan, como a propulsão híbrida.

Um amplo programa de testes está sendo implementado nas unidades da Safran para promover a maturidade dessas tecnologias, que são fundamentais para ajudar o transporte aéreo a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Informações da Safran Aircraft Engines

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias