Início Aviação Militar

Em voo histórico, Esquadrilha da Fumaça sobrevoa o Cristo Redentor liderada por um T-6

Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça

No último final de semana, um voo histórico tomou os céus da cidade do Rio de Janeiro. Em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação, três aviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram passagens ao redor do Cristo Redentor, liderados por um North American T-6 Texan, o primeiro avião utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), 71 anos atrás.

Relembrar é viver e foi o que aconteceu na tarde de 28 de julho, na última sexta-feira, quando o T-6 restaurado pela Hangar 33 transportou os presentes às décadas de 1960 e 1970.

A Esquadrilha chegou com toda sua equipe ao Campo dos Afonsos (RJ), base aérea onde foi criada, para uma demonstração a ser realizada durante o evento de “Portões Abertos do MUSAL – Museu Aeroespacial” da FAB, apresentação essa que ocorreu no dia seguinte, sábado (29), conforme transmitido ao vivo pelo Golf Oscar Romeo.

Logo após o pouso das aeronaves naquela sexta-feira, o Sargento Cruz, que trabalhou no EDA nos anos 1960, aproximou-se das aeronaves conduzido pelo Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, diretor do MUSAL. “Trabalhei como Anjo da Guarda (mecânico) na Esquadrilha no período de 1962 a 1966 e para mim é motivo de grande alegria ver juntos o glorioso T-6 e os modernos A-29 Super Tucano”, conta emocionado o Sargento Cruz

Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça

O voo histórico

Para a realização do sobrevoo no Cristo foi necessário um briefing com todos os envolvidos, onde detalhes foram revisados. Na missão estavam presentes o piloto do T-6 (Hangar 33), Leandro Mota Arruda e três pilotos do EDA – Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Major Alfonso Maria Bittencourt Filho e Capitão André Mayer Fontoura.

Participou também a tripulação do Esquadrão Puma (3º/8º), com o helicóptero H-36 Caracal, comandada pelo Major Ródily Fernandes Paz e a empresa Helinews tripulada pelo Comandante Ricardo Malaguti, que possibilitou a captação de fotos e vídeos externos. 

Após toda a coordenação, aviões e helicóptero decolaram para reviver e reverenciar o passado em um voo histórico. Durante cerca de 20 minutos, as aeronaves realizaram diversas passagens pelo Cristo Redentor, momento de grande surpresa para os visitantes da de uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Há 150 anos nascia Alberto Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira. A Esquadrilha da Fumaça nasceu em 1952 aqui no Campo dos Afonsos, com quatro aeronaves North American T-6 Texan. Nesta ocasião, pudemos relembrar e prestigiar o nosso passado da melhor maneira – voando. E poder fazer esta homenagem no Cristo Redentor é algo que ficará na memória de todos os envolvidos”, comenta o Comandante do EDA Tenente-Coronel Garcia. 

Segundo o Esquadrão, esta ação só foi possível ser concretizada por meio da participação de diversos atores, dentre eles o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Comando Aéreo Regional (COMAR III), o Museu Aeroespacial (MUSAL) e as empresas Helinews e Hangar 33.

Veja mais imagens:

Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça
Imagem: Juliano Gianotto / Esquadrilha da Fumaça

Com informações da Esquadrilha da Fumaça, pelo Tenente Jornalista Rogério

Leia mais:

Sair da versão mobile