Embraer deve anunciar um novo operador do C-390 antes do final do primeiro trimestre

Imagem: Embraer

A Embraer está pronta para colher os frutos de anos de esforço no desenvolvimento do transporte tático C-390 Millennium, afirma Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defense & Security em entrevista ao site Flight Global.

A empresa brasileira teve um ano de sucesso em 2023, entregando o primeiro C-390 com configuração padrão da OTAN à Força Aérea Portuguesa (FAP) e alcançando plena capacidade operacional com a Força Aérea Brasileira.

Recentemente, a Embraer garantiu seu primeiro cliente do Millennium na Ásia-Pacífico com um pedido de 544 milhões de dólares da Coreia do Sul para um trio de C-390, além de ter conquistado outros potenciais clientes na Europa. “Queremos concretizar vendas no próximo ano”, observa Bosco. “Esse é o objetivo principal.”

Na sequência de um forte desempenho em 2023, o otimismo está em alta na sede da Embraer em São José dos Campos. Sem revelar quem, da Costa indicou que a empresa espera anunciar um novo operador C-390 antes do fim do trimestre atual.

Entre os prováveis candidatos está a Arábia Saudita, onde o C-390 foi recentemente exposto para a World Defense Show perto de Riade. A Europa também apresenta vários interessados, incluindo República Tcheca, Áustria e Holanda, todos em negociações com a Embraer para adquirir, respectivamente, dois, quatro e cinco aeronaves.

Em 9 de fevereiro, a Embraer também revelou uma parceria local com a fabricante indiana Mahindra para oferecer o C-390 a Nova Delhi como a nova plataforma de transporte da força aérea indiana. Da Costa acredita que a Embraer tem um forte argumento para a licitação do Transporte de Médio Porte indiano, com Brasília e Nova Délhi sendo membros fundadores do coletivo internacional BRICS de países do Global South.

Além de novas vendas, a Embraer planeja concluir marcos significativos de entrega, incluindo a entrega do primeiro Millennium para a Hungria e um segundo jato para Portugal.

No entanto, novos pedidos continuam sendo a principal prioridade da Embraer para o programa. “Temos que vender o máximo possível”, afirma da Costa, destacando a confiabilidade e versatilidade do Millennium, que também está disponível em configuração de reabastecedor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos

Iniciado pelo Aeroporto de Viracopos o Projeto “Guardiões de VCP”, voltado...

0
A ação consiste na realização de atividades e palestras que visam promover a conscientização sobre os perigos das interferências externas