
A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, voltou a falar sobre a construção de jatos com mais de 150 assentos, embora ainda tenha deixado uma mensagem “misteriosa” no ar. Hoje, o Embraer E195-E2, o maior modelo da empresa, pode acomodar até 146 passageiros, apesar de sua fuselagem longa, de 41,5 metros.
Há 15 anos, os engenheiros da Embraer já pensavam sobre a criação de uma extensão do E195. No entanto, em 2011, a fabricante decidiu enterrar o projeto devido a preocupações de retorno financeiro e concorrência da Airbus e Boeing, reportou o site suíço aeroTELEGRAPH.
No entanto, isso pode mudar no futuro, se a Embraer quiser. O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, revelou em uma entrevista na sexta-feira (24) que a empresa tem as habilidades necessárias para a construção de um jato maior. Ele também destacou que, após a pandemia e o cancelamento da aquisição pela Boeing, a empresa está em melhor forma, graças à reorganização.
No entanto, Gomes Neto ressaltou que nada está decidido ainda. A empresa tem outras prioridades no momento. Ele também acrescentou que isso pode ser uma oportunidade para o futuro, mas, se isso acontecer, marcará um grande passo da fabricante brasileira, que atualmente é a maior no mercado de aviação regional.