Embraer E195-E2 para Aerolíneas Argentinas: executivos viajam para o Brasil

Imagem: Aerolíneas Argentinas

O presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, viajou hoje a São Paulo com uma delegação do setor econômico-financeiro e de política aérea da empresa e representantes da Associação de Pilotos de Linha Aérea (APLA) para adiantar os detalhes da renovação da Embraer frota.

Recorde-se que, no final de julho, a estatal abriu oficialmente o processo de licitação para a aquisição de 12 Embraer E195-E2 com capacidade para 136 passageiros, com uma RFP dirigida interessados ​, com entrega das aeronaves prevista entre 2024 e 2026. De acordo com esse documento, a Aerolíneas Argentinas declarou sua intenção de receber dois E195-E2 em 2024, cinco em 2025 e cinco em 2026.

Fontes próximas confirmaram à Aviacionline que o motivo desta viagem é avançar com a renovação da frota de E190 e fechar detalhes do acordo inicial com a Embraer para a nova aeronave. Justamente hoje, segundo a RFP, encerrava-se o prazo para apresentação de propostas.

A Aerolíneas Argentinas busca aproveitar o provedor para renovar sua frota de aeronaves regionais, ampliando assim as opções de rotas. A empresa possui atualmente uma frota de 26 Embraer E190-E1, alguns dos quais serão substituídos pelos novos E195-E2 .

Em fevereiro deste ano, o  CEO da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, disse à Aviacionline que a empresa estava de olho no E195-E2 e no Airbus A330-900 para modernizar e atualizar a frota. Esta etapa é a primeira de um plano que pode ser um movimento significativo para a companhia aérea e o fabricante, garantindo outro grande cliente E2 na região.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias