Embraer leva o C-390 Millenium para a Índia de olho em uma encomenda que está por vir

Imagem: Embraer

A Força Aérea Indiana (IAF) atraiu grandes nomes do setor aeroespacial ao lançar uma solicitação de informações (RFI) no início deste ano para encontrar um fornecedor para uma aeronave de transporte médio capaz de carregar entre 18 e 30 toneladas. Em resposta, a Embraer e a Lockheed Martin demonstraram interesse no projeto.

De olho nisso, e em outras oportunidades na Ásia, a Embraer levou seu C-390 Millennium para o show Aero India 2023, fazendo sua estreia no evento com um avião desse modelo. Já a Lockheed Martin afirmou que o C-130J Super Hercules atende aos requisitos especificados pela IAF. O modelo é movido por quatro turboélices Rolls-Royce AE2100.

Bosco da Costa Junior, diretor executivo da Embraer Defesa & Segurança, disse ao FlightGlobal que a empresa está confiante nos benefícios que seu C-390 Millennium trará para a Força Aérea Indiana. “Estamos ansiosos para nos envolver com a Índia neste projeto. Sem entrar nos detalhes das oportunidades de negócios, o C-390 Millennium da Embraer oferece um multiplicador de força versátil e estamos confiantes nos benefícios que isso trará para a força aérea indiana”, disse.

Anteriormente, tomou-se conhecimento de que a Embraer estaria disposta a fazer uma parceria com a indústria local para produzir partes ou realizar a montagem da aeronave em solo indiano, no que seria um excelente atrativo para o lado comprador.

Atualmente, a IAF opera uma variedade de aeronaves de transporte ocidentais e russos, incluindo o HS-748 Avro, Antonov An-32, C-130J-30 Super Hercules, Ilyushin Il-76 e Boeing C-17 Globemaster III.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias