Início Empresas Aéreas

Embraer lista 6 aspectos dos E-Jets E2 que aceleram a busca das empresas aérea pela sustentabilidade

Embraer 190-E2

Em um conteúdo divulgado nesta semana, a fabricante brasileira Embraer destaca que uma das maneiras mais eficazes de as empresas aéreas atingirem metas de sustentabilidade é substituir uma frota envelhecida por aeronaves mais novas.

E com base nisso, a empresa lista 6 aspectos de seus E-Jets E2 que vão ao encontro dessa necessidade, como as menores emissões de carbono e pegada sonora de qualquer aeronave de nova geração, ajudando tanto as companhias de baixo custo (LCCs) quanto as operadoras principais a lançar novas rotas, fortalecer redes existentes e acelerar oportunidades.

Acompanhe a seguir os 6 pontos apresentados pela Embraer.

MENORES EMISSÕES DE CO2

Devido a novos motores, uma asa otimizada e a introdução de materiais leves e novas tecnologias, o E2 pode reduzir as emissões de carbono em até 25% – a menor cifra de qualquer jato de nova geração.

MENOR RUÍDO

Com a crescente demanda para voar para aeroportos urbanos e destinos secundários e terciários, há uma necessidade urgente de aeronaves mais silenciosas. O E2 tem a menor pegada sonora de qualquer aeronave de nova geração em operação hoje – até 25% mais silencioso que seus principais concorrentes. Isso tem um impacto positivo para as companhias aéreas, reduzindo significativamente os custos ao operar em aeroportos menores, oferecendo maior flexibilidade na operação aeroportuária.

COMPATÍVEL COM SAF

O E2 está atualmente certificado para operar com SAF (Combustível Sustentável de Aviação) misturado em até 50% com querosene Jet A/A1 padrão. Até 2030, o E2 será 100% compatível com SAF, maximizando o potencial de redução de emissões de combustível derivado de matérias-primas sustentáveis não fósseis, sem comprometer a segurança ou o desempenho.

NOVA CABINE / DESIGN DE CABINE SUSTENTÁVEL

Carpete feito de materiais reciclados. Iluminação LED de baixo consumo de energia. Banheiros ultra-eficientes que usam metade do volume de água de descarga dos E-jets de primeira geração. Grelhas de ar condicionado e dutos de ar produzidos por manufatura aditiva que reduzem o peso em 40%. O E2 estabelece o padrão em design de cabine sustentável.

DIMENSIONAMENTO ADEQUADO

Para ser mais sustentável e aumentar a lucratividade, muitas companhias aéreas estão buscando dimensionar adequadamente sua frota com novos jatos menores e eficientes em termos de combustível. Otimizado para voos abaixo de 650 milhas náuticas (1.200 km), o E2 permite que os operadores ajustem a capacidade à demanda, tem o menor custo por passageiro de qualquer jato de nova geração e oferece a vantagem adicional de reduzir a pegada de carbono.

FABRICAÇÃO SUSTENTÁVEL

A Embraer está comprometida com um modelo de negócios de baixo carbono. A instalação de fabricação do E2 em São José dos Campos, no Brasil, é alimentada com 100% de eletricidade renovável, acelerando a redução das emissões de carbono enquanto apoia o crescente setor de energia renovável do Brasil.

Informações da Embraer