Início Exclusivas

Embraer manda um E195 E2 para fazer testes ultra gelados no norte do globo

© FrankReardon1

EXCLUSIVO – A Embraer mandou um de seus jatos de testes do modelo E195 E2 para uma localidade no extremo-norte do Canadá, a fim de que passe por testes em clima extremamente frio, como parte da preparação para que a aeronave seja incorporada à frota da Porter Airlines. As informações foram passadas ao AEROIN por uma fonte próxima da companhia canadense, que fez 30 pedidos firmes para esse modelo de avião no ano passado.

Segundo informações da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, a aeronave chegou a Ottawa, no Canadá, em 4 de fevereiro, após decolar de São José dos Campos e fazer escalas em Manaus e Fort Lauderdale. No dia 6 (domingo), a aeronave seguiu até Iqaluit, uma região gelada no norte canadense, onde está fazendo os testes em tempo gelado.

A aeronave enviada para os testes tem marcas PR-ZIQ (msn 19020041) e carrega a pintura do Tech Lion. Para essa semana, a meteorologia prevê que a temperatura no local será, em média, -23 graus Celsius. Os testes no Canadá são com a finalidade de validar o Certificado de Tipo da aeronave no país, a fim de permitir a operação da Porter Airlines com o jato.

Embraer na Porter

Com um pedido firme para 30 jatos E195-E2 e direito de compra de mais 50 aeronaves do mesmo modelo, a Porter Airlines será o cliente de lançamento da mais nova família de jatos da Embraer, a E2, na América do Norte.

O investimento da Porter deve movimentar o mercado da aviação canadense, ampliando a concorrência, elevando os níveis de serviço de passageiros e criando até seis mil novos empregos. O negócio foi incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do segundo trimestre e tem valor de US$ 5,82 bilhões, a preço de lista, com todas as opções sendo exercidas.

A Porter pretende utilizar o E195-E2s em destinos populares de negócios e lazer em todo o Canadá, Estados Unidos, México e Caribe a partir de Ottawa, Montreal, Halifax e do Toronto Pearson International Airport.

A primeira entrega para a Porter está programada para o segundo semestre de 2022. O contrato contempla a opção de converter os direitos de compra para o jato E190-E2. Isso proporcionaria maior flexibilidade para introduzir serviços sem escalas em mercados com menos passageiros e adicionar frequências em rotas de maior demanda.

O E195-E2 acomoda entre 120 e 146 passageiros. Os planos de configuração dos jatos E2 da Porter serão revelados oportunamente.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile