Início Empresas Aéreas

Embraer pode perder cliente para a concorrente Airbus no Congo

Naquele que pode ser um revés para os novos jatos Embraer E2, a Congo Airways dá passo e sinaliza que pode fechar um acordo com a Airbus.

A Congo Airways é a companhia aérea estatal de bandeira da República Democrática do Congo, que atualmente opera uma frota de jatos Airbus A320, turboélices Dash 8 e aviões Embraer E190. Das aeronaves fabricadas no Brasil, as duas em operação são da primeira geração – E1 – e alugadas da vizinha Kenya Airways.

Além desses, a empresa tem encomendados quatro aviões de nova geração (E2) da Embraer. Um deles, um E190-E2 que ilustra esta matéria, já está pronto na fábrica da Embraer há meses, mas até hoje não foi entregue.

Segundo o portal africano NewsAero, esse jato deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado, mas seu recebimento para data futura ainda não foi anunciado.

E isso poderia até não acontecer. Citando o Ministro dos Transportes do país, o site afirma que a Congo Airways planeja cancelar os pedidos dos jatos E2 da Embraer e optar pelo A220-300 da Airbus.

Caso a notícia se confirme, seria a primeira perda da Embraer para um cliente que já tinha encomendado um jato E2.

Sair da versão mobile