Embraer pode perder cliente para a concorrente Airbus no Congo

Naquele que pode ser um revés para os novos jatos Embraer E2, a Congo Airways dá passo e sinaliza que pode fechar um acordo com a Airbus.

A Congo Airways é a companhia aérea estatal de bandeira da República Democrática do Congo, que atualmente opera uma frota de jatos Airbus A320, turboélices Dash 8 e aviões Embraer E190. Das aeronaves fabricadas no Brasil, as duas em operação são da primeira geração – E1 – e alugadas da vizinha Kenya Airways.

Além desses, a empresa tem encomendados quatro aviões de nova geração (E2) da Embraer. Um deles, um E190-E2 que ilustra esta matéria, já está pronto na fábrica da Embraer há meses, mas até hoje não foi entregue.

Segundo o portal africano NewsAero, esse jato deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado, mas seu recebimento para data futura ainda não foi anunciado.

E isso poderia até não acontecer. Citando o Ministro dos Transportes do país, o site afirma que a Congo Airways planeja cancelar os pedidos dos jatos E2 da Embraer e optar pelo A220-300 da Airbus.

Caso a notícia se confirme, seria a primeira perda da Embraer para um cliente que já tinha encomendado um jato E2.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Comissários de voo recebem atestados de pobreza da sua empresa aérea...

0
Os comissários de bordo da American Airlines enfrentam dificuldades financeiras devido à falta de reajustes salariais desde 2019. Com a inflação