Início Aviação Militar

Embraer produziu vários A-29 Super Tucano mesmo sem clientes para eles

A Embraer já está há 3 anos sem entregar o avião de caça e ataque leve Super Tucano, mas continua a produzir o modelo.

Imagem: Embraer

Fabricada nos EUA e no Brasil, a aeronave turboélice é líder no setor e já participou de conflitos na Colômbia e Afeganistão. No entanto, com a desaceleração da Guerra contra o Terror, tem visto suas vendas diminuírem.

A fabricante produziu no Brasil entre 8 e 9 aeronaves do modelo no ano passado e mais 4 na Flórida, com base em especulações para vendas através do programa de exportações para aliados dos EUA.

Segundo João Bosco Costa Júnior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, disse à Aviation Week durante o Singapore Airshow, as campanhas de venda estão ativas, mas tiveram atrasos.

“Não entregamos nenhuma unidade em 2023 devido a alguns atrasos nas campanhas atuais de venda que temos. Mas produzimos algumas unidades sem cliente designado, para estarem prontas para entrega quando tivermos a assinatura dos contratos com estes países”, afirmou o executivo, sem dar detalhes de data ou potenciais clientes.

A última entrega de um A-29 da Embraer foi em 2021 para a Nigéria, dentro de um pacote de ajuda fornecido pelo governo americano para o país africano.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile