Embraer quer colher frutos e não lançará novo avião até 2025

A fabricante brasileira de aviões está dando uma “pausa” e não terá novos projetos por um tempo segundo o seu CEO.

Divulgação – Embraer

Sem nenhuma venda no Dubai Air Show, a empresa brasileira Embraer hoje passa por um momento de estabilidade, acumulando alguns bons contratos ao longo do ano, mas sem grandes mudanças à frente.

O projeto Energia está sendo estudado para longo prazo e prevê aeronaves “limpas”, com motores alimentados por energias renováveis.

Já o TPNG, que seria o novo avião da empresa e traria ela de volta ao mercado dos turboélices, está suspenso sem previsão de saída, aguardando uma nova geração de motores aparecer no horizonte para fazer valer a pena o dispêndio das companhias aéreas em um novo projeto que seja de fato muito mais econômico.

Segundo o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, disse ao jornalista Jon Ostrower do The Air Current, a empresa hoje quer “crescer com lucratividade, mantendo sempre a segurança e qualidade”.

A entrevista de outubro que só foi divulgada agora conta com o CEO falando que a Embraer reduziu em 20% sua força de trabalho durante a pandemia, num plano aprovado por 60 vice-presidentes e diretores para a empresa exatamente chegar agora crescendo com lucros.

Com o débito $2 bilhões de dólares mais baixo, a empresa colhe os frutos agora e não quer diminuir e nem aumentar seu time de engenharia, e para isso não irá lançar novos aviões ou projetos até 2025. “Chegando lá decidiremos o que faremos no futuro”, afirma o CEO.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

LATAM informa que alguns de seus acionistas podem realizar venda de...

0
Embora tais acionistas não tenham adotado nenhuma decisão quanto a uma potencial venda, eles confirmaram seu interesse preliminar.