Embraer Super Tucano é perseguido por caças Flanker em embate de fronteira

Uma perseguição aérea de dois caças da família Flanker contra um Embraer Super Tucano aconteceu hoje na região disputada de fronteira na Ásia. O incidente envolveu um Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea das Filipinas, que foi seguido e perseguido por um breve período por dois caças Shenyang J-11.

O J-11 é a versão sob licença feita na China do russo Sukhoi Su-27 Flanker, mas nas versões mais recentes tem toda sua aviônica feita localmente, sendo até mais avançada que a russa.

Os dois Flankers interceptaram o A-29 Super Tucano dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas, no Mar do Sul da China. Esta região dá a exclusividade ao país costeiro à exploração comercial, mas é considerado Espaço Aéreo Internacional, de livre trânsito e sem previsão legal de interceptações.

No entanto, a República Popular da China reafirma que a região pertence ao país e que tem todos os direitos, não apenas de exploração, mas de controle de entrada e saída. E por isso usa caças para intimidar aviões militares de outros países:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de