Início Indústria Aeronáutica

Embraer vê alta demanda por jatos E2 enquanto mercado de corredor único sofre escassez

Imagem: Embraer

A fabricante de aviões Embraer está experimentando uma crescente demanda por seus jatos de pequeno porte e fuselagem estreita, à medida que as companhias aéreas enfrentam escassez de aeronaves maiores de corredor único no mercado, afirmou um executivo na última quarta-feira (19).

Estamos observando um número crescente de clientes optando pelo E2 para complementar suas frotas de aeronaves de fuselagem estreita maiores“, disse Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing para aviação comercial da Embraer, durante uma coletiva de imprensa na sede da empresa.

Esta é a demanda mais robusta que já vimos para aeronaves desse porte“, acrescentou, destacando que as companhias aéreas estão utilizando os jatos regionais E2 da Embraer para aumentar a frequência de voos e expandir suas rotas.

A demanda por viagens aéreas está forte, mas os atrasos nas entregas das maiores fabricantes, como Boeing e Airbus, têm limitado a capacidade das transportadoras de aumentar sua capacidade, o que tem impulsionado os pedidos para os aviões menores da Embraer, conforme relatou a mídia local citando a Reuters.

A Embraer tradicionalmente atua em um nicho logo abaixo do mercado principal das Boeing e Airbus, que vendem aeronaves com mais de 150 assentos. A partir de 2026, a Embraer terá capacidade de produção disponível, enquanto a Airbus, por exemplo, está com sua produção esgotada até o final da década, informou o Aviacionline.

Silva e Souza também mencionou que houve um aumento na demanda pelo E175 da Embraer, que tinha visto declínio nos últimos anos devido à escassez de pilotos nos Estados Unidos, onde esta aeronave de primeira geração é fundamental para a aviação regional.

Leia mais: