Emirates assina acordo de 10 anos para manutenção das APUs PW980 dos 116 grandes aviões Airbus A380

Airbus A380 – Note o duto de escape de gases da APU na ponta da cauda – Imagem: Emirates

A fabricante aeronáutica de motores Pratt & Whitney Canada informa que assinou, no Dubai Airshow, um contrato de 10 anos com a Emirates para manutenção e suporte às 116 unidades auxiliares de energia (APUs) PW980 das grandes aeronaves Airbus A380 da companhia aérea.

A APU é uma unidade independente e auxiliar, geradora de eletricidade e energia pneumática, geralmente embarcada em aeronaves de médio ou grande porte, composta por um gerador movido por uma pequena turbina alimentada com QAV (querosene de aviação), utilizada para dar partida nos motores principais e manter em atividade os sistemas elétricos e eletrônicos da aeronave ainda no solo, com os motores principais desligados [ANACpedia].

Na grande maioria dos aviões comerciais, as APUs são alocadas no final da fuselagem, sendo possível observar seu duto de escape de gases na ponta da cauda, conforme a foto de capa desta matéria.

A APU PW980 é um motor de turbina a gás de dois eixos projetado especificamente para o jato de fuselagem larga Airbus A380.

APU PW980 – Imagem: Pratt & Whitney Canada

“A PW980 é a maior APU em serviço de linha aérea comercial e entendemos sua importância para a disponibilidade de despacho da frota de aeronaves A380 da Emirates”, disse Irene Makris, vice-presidente de Atendimento ao Cliente da Pratt & Whitney Canada. “Nosso programa de manutenção e suporte para APUs é fundamental para fornecer planejamento e suporte de manutenção oportunos e eficazes. Este acordo de suporte ajudará a garantir o sucesso contínuo da operação do A380 da Emirates nos próximos anos”.

A Pratt & Whitney Canada fabrica um portfólio abrangente de APUs para aplicações em aeronaves militares e civis/comerciais. Utilizadas por mais de 700 operadoras diferentes em todo o mundo, as APUs da Pratt & Whitney Canada ajudam a alimentar mais de 7.000 aeronaves pelo mundo todo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias