Emirates começa a colocar SAF também em aviões de voos partindo de um aeroporto na Ásia

Imagem: Divulgação Emirates

A companhia aérea Emirates informa que começou a usar combustível sustentável de aviação (SAF) em mais um destino, como parte de seu acordo de combustível com a Neste, em voos que partem do Aeroporto Changi, de Singapura, marcando seu investimento inaugural em SAF na Ásia.

Conforme descreve a empresa aérea árabe, aproximadamente 3,3 milhões de litros de SAF misturado ao combustível comum foram integrados ao sistema de abastecimento do aeroporto de Changi ao longo das últimas semanas.

A Emirates está monitorando a entrega de SAF nos sistemas de abastecimento, contabilizando e atribuindo seus benefícios ambientais por meio de metodologias amplamente utilizadas e aceitas na indústria. No início deste ano, a companhia aérea também colaborou de perto com a Neste para o fornecimento de 2,6 milhões de litros de SAF puro nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.

O SAF fornecido pela Neste é produzido a partir de resíduos sustentavelmente obtidos e 100% renováveis, bem como materiais residuais, incluindo óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal. Este combustível que faz parte deste acordo pode ser utilizado com segurança nas aeronaves existentes da Emirates e na infraestrutura de abastecimento do aeroporto. Em sua forma pura (sem a mistura ao combustível comum), reduziria as emissões de carbono (CO2) do ciclo de vida em até 80% em comparação com o uso de combustível de aviação convencional.

Adel Al Redha, Vice-Presidente e Diretor de Operações da Emirates, disse: “O investimento da Emirates em SAF produzido pela Neste em Singapura marca um primeiro passo em nossa adoção de SAF na Ásia, uma região que está pronta para se tornar um fornecedor líder de SAF, que continua em escassez. Embora a ativação deste acordo seja um marco em nossa jornada de SAF em uma nova região, ainda há muito trabalho a ser feito. E enquanto adquirimos SAF para o curto prazo, estamos de olho em acordos de longo prazo para ajudar a aumentar um fornecimento constante de SAF para nossas operações.”

Alexander Kueper, Vice-Presidente de Negócios de Aviação Renovável da Neste, disse: “Estamos entusiasmados que a Emirates tenha começado a usar nosso Neste MY Sustainable Aviation Fuel no Aeroporto de Changi como o próximo passo em nossa cooperação. Isso torna a Emirates a primeira companhia aérea internacional visitante a usar SAF no aeroporto, produzido em nossa refinaria de Singapura e fornecido ao aeroporto por meio de nossa cadeia de suprimentos integrada. Estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos para aumentar o fornecimento de SAF para as operações da Emirates.”

A estratégia multifacetada de SAF da Emirates se concentra em:

– explorar oportunidades para usar SAF operacionalmente onde quer que esteja disponível em sua rede;

– compartilhar reduções de emissões com clientes corporativos ou transportadoras de carga onde for viável;

– cooperar em projetos de SAF de longo prazo com parceiros respeitáveis; e

– apoiar empreendimentos de SAF nos Emirados Árabes Unidos com potencial para fornecer combustível de aviação sustentável em seu hub no futuro.

Atualmente, a Emirates opera voos de Amsterdã, Londres Heathrow, Paris, Lyon e Oslo com SAF. A companhia aérea também integrou SAF nos sistemas de abastecimento em seu hub em Dubai no final do ano passado.

Em 2023, a Emirates também foi a primeira companhia aérea do mundo a operar dois voos de demonstração históricos, partindo de Dubai com o Boeing 777 e o A380, com 100% SAF em um motor, em parceria com a Neste e outros parceiros comprometidos, apoiando a futura certificação onde 100% de SAF é aprovado para operações comerciais de companhias aéreas.

Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A companhia aérea também comprometeu US$ 200 milhões para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) focados em reduzir o impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial, e no mês passado tornou-se parceira industrial do Aviation Impact Accelerator (AIA), com sede na Universidade de Cambridge.

A Emirates pretende desempenhar um papel ativo em compartilhar seu conhecimento, dados e insights com a AIA para apoiar o desenvolvimento de ferramentas e soluções de ponta para reduzir o impacto de longo prazo da aviação comercial.

A companhia aérea é membro do Solent Cluster no Reino Unido, uma iniciativa focada em investimentos de baixo carbono com potencial para criar uma instalação de Combustível Sustentável de Aviação que pode produzir até 200.000 toneladas por ano, se operacional até 2032.

A Emirates também é participante fundadora do consórcio de pesquisa dos Emirados Árabes Unidos Air-CRAFT, focado em desenvolver, produzir e escalar tecnologias de combustível sustentável de aviação para a indústria.

Informações da Emirates

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias