Início Empresas Aéreas

Emirates e Shell assinam acordo para fornecimento de SAF em Dubai

Divulgação – Emirates

A Emirates anunciou hoje um acordo com a Shell Aviation para o fornecimento de mais de 300 mil galões de SAF misturado para uso em seu hub internacional em Dubai (DXB). Segundo o acordo, a primeira entrega de SAF no âmbito do acordo deve ser feita antes do fim do ano. Este será o primeiro fornecimento de SAF por meio do sistema de abastecimento do aeroporto DXB.

Este acordo faz parte da estratégia ambiental da Emirates, que se concentra em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e dos habitats.

Segundo o acordo, a Emirates poderá rastrear a entrega e os dados do SAF usando a plataforma Avelia, uma das primeiras soluções para SAF baseadas em blockchain do mundo. A plataforma é mantida pela Shell Aviation e Accenture, com suporte da Energy Web e American Express Global Business Travel. A Emirates vai usar a plataforma para adquirir SAF físico e verificar os atributos ambientais do combustível para ajudar a descarbonizar as suas emissões de Escopo 1, enquanto os atributos ambientais de Escopo 3 associados ao mesmo SAF físico serão adquiridos pela Shell Corporate Travel para ajudar a descarbonizar suas viagens de negócios. Com o uso da plataforma Avelia, o acordo mostra como as soluções “book and claim” permitem que companhias aéreas e empresas compartilhem os benefícios ambientais do SAF.

Como um combustível drop-in seguro e totalmente certificado, compatível com a frota de aeronaves e infraestruturas aeroportuárias atuais, o SAF pode ser misturado com combustível de aviação convencional numa proporção de até 50%, criando um combustível de aviação com emissões de carbono significativamente menores no ciclo de vida. Na sua forma pura, o SAF pode reduzir as emissões no ciclo de vida em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.

No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com 100% de SAF na região. O primeiro voo da companhia aérea movido por SAF misturado com combustível de aviação foi realizado em 2017, que partiu de Chicago, operado por uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea também utilizou SAF em voos de Estocolmo e atualmente opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF misturado.

A Emirates participa de uma série de grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos, e mantém contato contínuo com os grupos de interesse para ajudar a aumentar a produção e o fornecimento de SAF. No ano passado, a Emirates contribuiu com a GCAA (órgão de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos) no desenvolvimento do roteiro de combustíveis Power-to-Liquid (PtL) dos EAU, promovido pelo Ministério da Energia e Infraestrutura dos EAU e pelo Fórum Econômico Mundial, e tem participado ativamente no Roteiro Nacional de Combustível Sustentável da Aviação dos Emirados Árabes Unidos, lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério da Energia e Infraestrutura e pela GCAA.

Pela Assessoria de Imprensa da Emirates

Sair da versão mobile