Emirates relata aumento de 40% na demanda por refeições veganas numa comparação ano a ano

A Emirates, gigante companhia aérea sediada em Dubai, relatou um aumento significativo de 40% na demanda por refeições à base de plantas que atendam a dietas veganas. Para atender a esse mercado em crescimento, a empresa desenvolveu um cardápio com mais de 300 receitas veganas, quase o dobro do que era oferecido dois anos atrás.

Em 2023, a Emirates serviu 450.000 refeições à base de plantas, um aumento significativo em relação às 280.000 refeições veganas servidas em 2022. A demanda por refeições veganas também apresentou um crescimento expressivo em mercados específicos. No Oriente Médio, a demanda cresceu 74%, enquanto na África e no Sudeste Asiático aumentou, respectivamente, 44% e 45%.

Apesar da alta demanda por refeições veganas, a Emirates não oferece essa opção automaticamente em seus voos. Os passageiros devem solicitar uma refeição especial pelo menos 24 horas antes da viagem. Existem diversas opções disponíveis, incluindo refeições veganas no estilo ocidental e refeições veganas para atender requisitos religiosos, como refeições jainistas.

A demanda por refeições veganas está crescendo especialmente na cabine econômica e a própria tripulação de cabine da Emirates também está aderindo a dietas à base de plantas. Desde 2018, a empresa começou a oferecer refeições veganas especificamente para a tripulação de cabine.

A Emirates iniciou seu serviço de alimentação à base de plantas nos anos 1990, principalmente para atender a passageiros fiéis da Igreja Ortodoxa Etíope em rotas específicas. No entanto, com a crescente demanda por refeições veganas, a empresa planeja adicionar ainda mais opções veganas ao seu cardápio, como muffins de frutas, pizza vegana e outros pratos doces.

Além disso, as opções veganas também estão disponíveis em todos os lounges da Emirates globalmente. No entanto, é importante lembrar que se um passageiro quiser desfrutar de uma refeição vegana a bordo, deve fazer a pré-encomenda com antecedência.

Veja abaixo uma galeria de pratos veganos da Emirates.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias