Emirates transforma 50 mil quilos de antigos revestimentos de assentos em mochilas para crianças carentes

A Emirates está transformando mais de 50 mil quilogramas de antigos revestimentos de assentos em novas mochilas personalizadas e bolsas escolares para crianças carentes na África e na Ásia, como parte de seus esforços de caridade e sustentabilidade.

A companhia aérea com sede em Dubai está atualmente em processo de uma grande atualização da cabine, que verá quase 200 aeronaves totalmente reformadas, incluindo assentos renovados e reformulados. No entanto, a questão é: o que fazer com o material antigo, que ainda está em bom estado?

Em vez de descartar o material, a Emirates decidiu transformar os revestimentos de assentos da Classe Econômica, usando uma equipe interna de designers e costureiras para criar uma variedade de sacolas que serão doadas para caridade.

Até agora, 5205 quilogramas de materiais descartados foram recuperados de 22 aeronaves Airbus A380 que já foram reequipadas com novos interiores e serão transformados em uma variedade de mochilas e bolsas escolares.

“Horas incontáveis foram investidas na confecção dessas bolsas para crianças; é um verdadeiro projeto apaixonante para a nossa dedicada equipe”, comentou Ahmed Safa, vice-presidente de engenharia da Emirates.

“Tivemos até voluntários dentro da própria empresa oferecendo-se para ajudar no projeto, existe um grande interesse em contribuir e apoiar entidades carentes”, continuou Safa.

Os materiais recuperados foram lavados, limpos à mão e depois desinfetados antes de serem transformados em bolsas. Novos forros foram adicionados às bolsas, junto com zíperes e alças ajustáveis.

Todas as bolsas serão feitas à mão nas oficinas de engenharia da Emirates em Dubai por uma equipe de costureiras que são oficialmente conhecidas como Assistentes de Manutenção de Engenharia. Uma vez produzidas, as bolsas serão distribuídas para escolas, orfanatos e diversas fundações de caridade em toda a África e Ásia.

Além deste empreendimento de caridade, a Emirates vem reutilizando os revestimentos de assentos de couro das atualizadas Primeira e Executiva Classes, embora esta coleção de bagagem, bolsas e acessórios esteja à venda, com todos os lucros sendo doados para caridade. Além dos revestimentos de assentos de couro, o projeto também utiliza cintos de segurança e materiais dos assentos dos pilotos para criar mochilas, bolsas de mão, bagagem e acessórios.

A linha inclui uma bolsa de 130 dólares e mochilas de 200 dólares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Governo do Paraná assina liberação de recursos para pavimentação da pista...

0
Para a obra da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal de Campo Mourão, foi assinado um convênio com a prefeitura da cidade.