Início Empresas Aéreas

Empresa aérea de pequena ilha quer trocar seu único jato Embraer por turboélices

O único Embraer E195 que opera no Reino Unido pode ser dispensado de serviço em breve, após uma empresa da ilha de Guérnesei, parte das Channel Islands, querer se desfazer do modelo.

Foto – DepositPhotos

A Aurigny é uma companhia aérea britânica originária da Ilha de Guérnesei, ou Guernsey, que fica no Canal da Mancha e geograficamente mais perto da França do que da própria Bretanha. Hoje, a empresa aérea conta com dois turboélices ATR 72 e um Dornier Do-228, além do único Embraer E195 registrado no Reino Unido, de matrícula G-NSEY.

O jato é fixo na rota que liga a ilha ao Aeroporto de London-City, no coração da capital britânica e dominado por aviões fabricados pela Embraer, que são os únicos que podem voar lá sem restrições.

Mas a empresa quer aposentar o jato comprado em 2014, para manter maior eficiência operacional. Caso o jato E195 dê algum problema hoje, precisam de 2 ATRs para substituir o voo que ele faria, comprometendo a malha da empresa.

Outro ponto é que o jato só faz sentido hoje para a rota para London-City, enquanto o ATR é rentável para outros destinos como Paris. Segundo informa o jornal Guersney Press, a empresa manterá os voos para Londres-Gatwick com os dois dois turboélices ATR que deverão entrar na frota com a saída do E195, neste caso conseguindo um slot extra no disputado London City.

O substituto do E195-E1 é o E195-E2, que hoje é o maior avião autorizado a voar no Aeroporto de London City. Mas nenhuma operadora, incluindo a Helvetic e KLM que já tem o E2 em sua frota, faz voos com o modelo para o aeroporto central londrino.

Sair da versão mobile