Início Empresas Aéreas

Empresa aérea libanesa tira aviões de perto de Israel, para se prevenir da possibilidade de ataques

Airbus A330-200 – Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Middle East Airlines, empresa aérea nacional do Líbano baseada em Beirute, capital do país, mais conhecida mundo afora pela sigla MEA estampada em seus aviões, decidiu afastar vários de seus equipamentos de Israel, para se prevenir da possibilidade de serem danificados por ataques.

A frota ativa segue operando normalmente em voos de/para Beirute, porém, as aeronaves que estavam estacionadas no Aeroporto Internacional Rafic Hariri, devido à baixa temporada de viagens aéreas, foram transferidas para Istambul, na Turquia.

O vídeo a seguir, feito no aeroporto turco, mostra quatro deles estacionados:

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o Airbus A330-200 de matrícula OD-MEB e o A321neo de matrícula T7-ME4 foram levados na sexta-feira, 13 de outubro, e os A321neo de matrículas T7-ME3 e T7-ME5 foram no domingo, 15.

Em comunicado interno, a MEA informou:

“Declaração aos funcionários da Middle East Airlines

Beirute, 16 de outubro de 2023: A Middle East Airlines – Lebanese Airlines anuncia que, devido às condições que a região atravessa, cinco das 24 aeronaves da frota da empresa foram temporariamente estacionadas no Aeroporto de Istambul como medida de precaução.

Esta medida de precaução adotada pela empresa no final da “época baixa” não afetará em nada a operação diária da empresa, uma vez que todos os seus voos continuam a operar de acordo com o horário habitual.

A empresa possui um plano de emergência que poderá adotar em caso de necessidade na esperança de que não tenha que ser implementado.

Anexamos uma cópia das medidas tomadas após os ataques da guerra de julho de 2006, na esperança de passar esta fase com boa saúde e paz para a nossa querida companhia e para a nossa querida pátria, o Líbano.

Desejo-lhes tudo de bom.
Departamento de Relações Públicas
Middle East Airlines”

Ao falar de 2006, a companhia aérea se refere aos ataques que Israel realizou naquele ano contra o aeroporto de Beirute, em que destruiu a pista de pousos e decolagens.

A frota da MEA é composta por 10 Airbus A320, 9 A321neo, 4 A330-200 e 1 jato executivo Embraer Legacy 500.

Sair da versão mobile