Empresa aérea que prometeu ser motivo de orgulho encerra voos com menos de três meses

A empresa aérea Antigua Airways foi forçada a suspender seus planos de realizar voos comerciais após não cumprir os requisitos regulamentares, conforme afirmou o Governo de Antígua e Barbuda, onde a empresa está sediada, reportado através da imprensa da região.

Os proprietários dizem que os problemas precisam resolvidos antes que as operações possam ser retomadas. O projeto visa ao arrendamento completo de uma aeronave Boeing 767-300 da portuguesa euroAtlantic para voos com destino à África, em especial à Nigéria.

Desde o final do ano passado, a aeronave chegou a voar entre Antígua, Abuja e Lagos (as duas últimas são cidades nigerianas), mas o projeto precisou ser parado imediatamente.

O governo de Antígua e Barbuda afirmou que o cumprimento das regras da Autoridade de Aviação Civil do Caribe Oriental (ECCAA) é obrigatório e a Antigua Airways não cumpriu várias delas. Ainda não está claro quais diretrizes a transportadora violou, mas a suspensão do processo foi considerada imediata.

A Antigua Airways foi criada há menos de três meses e voou em seu serviço inaugural em 1º de novembro. A Antigua Airways se autodenominou o “Orgulho do Caribe” e tinha 20% de propriedade do governo de Antígua por meio de seu Programa de Cidadania por Investimento (CIP). Os 80% restantes são de propriedade da empresa nigeriana Marvelous Mike Press.

A companhia pretendia conectar Abuja a Antígua e Barbuda, bem como expandir para Accra, em Gana, e Toronto, no Canadá. No entanto, nenhum bilhete havia sido vendido para estes destinos até o momento.

Não está claro quais fatores desempenharam um papel relevante na suspensão da Antigua Airways. Está por vir se a transportadora virtual conseguirá solucionar todos os problemas pendentes e reabrir suas operações comerciais. Por enquanto, as coisas permanecem incertas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.