Empresa aérea responde 7 perguntas sobre a influência do peso das bagagens no voo e em outros aspectos

Imagem: Finnair

A companhia aérea finlandesa Finnair promoveu recentemente uma alteração no limite de peso da bagagem de mão dos passageiros da Business Class, aumentando para 12 kg, o que significa que os clientes podem levar para a cabine uma bagagem de mão maior e uma pequena, com peso total de até 12 kg.

Diante da mudança, a empresa decidiu apresentar uma série de 7 perguntas e respostas sobre o limite de peso da bagagem de mão e os cálculos de peso da aeronave, que são essenciais para a segurança dos voos.

Veja a seguir o que a Finnair explica.

Por que existe um limite de peso para bagagem de mão, mesmo se uma mala pesada ocupe o mesmo espaço que uma mala mais leve na cabine?

A operação segura de voos requer que o peso da aeronave seja conhecido para que um cálculo de peso e balanceamento de centro de gravidade possa ser feito para o voo. Cada aeronave tem um peso máximo de decolagem para uma decolagem segura, e o peso da aeronave também afeta o alcance, ou seja, a distância que a aeronave pode voar.

O peso total inclui o peso da própria aeronave, o peso do combustível, o peso da bagagem e da carga no porão, o peso do catering a bordo, o peso dos depósitos de água para os banheiros e o peso dos clientes a bordo.

A companhia aérea conhece o peso de todos os elementos, exceto o peso dos passageiros a bordo. Então, elas usam pesos médios de passageiros, com base em padrões definidos pelas autoridades de segurança da aviação. E esse peso médio dos passageiros inclui o peso da bagagem de mão que os clientes têm a bordo.

Por que não foi aumentada também a franquia de bagagem de mão nos bilhetes das classes Economy e Premium Economy?

Na Economy e na Premium Economy Class, o limite de peso de 8 kg permanece inalterado. Este é um limite de peso comum em muitas companhias aéreas. 

Aumentar o limite de peso para bagagem de mão sempre requer aprovação da autoridade, e um aumento em escala maior (a classe executiva leva muito menos passageiros do que a econômica) exigiria uma análise do impacto do aumento de peso nos cálculos de peso e balanceamento necessários para operações seguras.

No momento, a Finnair está realizando essa avaliação e ela será concluída em 2024.

Por que o limite de peso da bagagem de mão varia de companhia aérea para companhia aérea?

Os pesos da bagagem de mão estão incluídos nos pesos médios dos passageiros que as companhias aéreas usam para cálculos de desempenho da aeronave. E cada companhia aérea define seus próprios limites de peso, com base na aeronave que utiliza, nas rotas que voa, nas características dos aeroportos de destino, incluindo comprimento da pista, no perfil do passageiro (lazer/negócios) e nas decisões de negócios da companhia aérea.

Como é estimado o peso dos passageiros?

Os pesos médios utilizados pelas companhias aéreas são baseados em pesos padrão, definidos por autoridades. Na Europa, a European Union Aviation Safety Agency (EASA). Os limites de peso são atualizados de tempos em tempos, e o último estudo encomendado pela EASA sobre o peso médio dos passageiros aéreos é de 2022. Para o estudo, viajantes voluntários foram pesados ​​com suas bagagens de mão em diferentes aeroportos europeus. 

A Finnair também realizou sua própria pesquisa, em 2017, pesando os clientes voluntários no aeroporto com sua bagagem de mão para ter uma ideia melhor da direção em que os pesos médios evoluíram. Os resultados deste estudo foram usados ​​para definir os pesos médios dos passageiros que a Finnair usa.

A pesagem dos clientes para definição dos pesos médios dos passageiros é sempre voluntária, sendo os resultados processados ​​de forma anônima. O peso médio é afetado por muitas coisas: os viajantes de negócios geralmente carregam mais bagagem de mão do que os viajantes de lazer e, no inverno, as pessoas usam roupas mais pesadas, o que também afeta o peso.

Cada companhia aérea faz seus próprios cálculos médios com base nos cálculos padrão da autoridade. O peso da bagagem de mão é calculado de acordo com o peso médio do passageiro.

Por que as malas despachadas podem pesar 23 kg?

As malas despachadas precisam ser levantadas manualmente quando são carregadas e descarregadas. O valor de 23kg é um limite de peso comumente utilizado, considerando a segurança ocupacional de quem manuseia a bagagem. Itens mais pesados ​​são marcados para que aqueles que os manuseiam saibam que são particularmente pesados.

O peso da aeronave pode afetar de alguma forma o voo?

O peso da aeronave afeta a operação do voo. Ao voar com o menor tipo de aeronave de sua frota, os turboélices ATR, a tripulação da Finnair às vezes pede que os clientes mudem para outro assento devido ao equilíbrio da aeronave.

Às vezes, a bagagem deve ser deixada para trás devido a limites de peso, e também há casos em que a companhia aérea teve que limitar o número de passageiros em um voo.

O peso pode se tornar um obstáculo para uma decolagem segura, por exemplo, em condições de vento desafiadoras ou quando a pista estiver escorregadia. Um avião mais pesado precisa de mais comprimento de pista para decolar, pois para levantar uma massa mais pesada no ar, a asa precisa de uma velocidade maior na decolagem e, portanto, uma aceleração mais longa.

Limites de peso para bagagem existem para que a empresa possa evitar situações em que bagagens ou clientes não possam ser levados em um voo devido a limitações de peso.

O que mais devo saber sobre o peso da aeronave?

O peso tem um efeito direto no consumo de combustível do voo e nas emissões de CO2. Uma aeronave mais leve consome menos combustível e, portanto, produz menos emissões de dióxido de carbono.

A Finnair busca constantemente reduzir o peso das aeronaves, por exemplo, escolhendo materiais mais leves para a cabine (como assentos, tapetes e carrinhos de serviço de bordo) quando possível e otimizando a quantidade de água potável a bordo.

O passageiro também pode influenciar as emissões de dióxido de carbono do seu voo levando menos peso. Se cada cliente da Finnair tivesse deixado dois quilos de bagagem em casa em 2022, o combustível economizado seria suficiente para voar 20 vezes de Helsinque, na Finlândia, a Tóquio, no Japão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias