Empresa de leasing Ilyushin Finance entra com ação no Tribunal Arbitral de Moscou contra a Airbus

Empresa de leasing russa Ilyushin Finance Co. (IFK) entrou com uma ação no Tribunal Arbitral de Moscou contra a Airbus Canada Limited Partnership, então uma joint venture entre Airbus e Bombardier, exigindo o pagamento de mais de 2,3 bilhões de rublos. A IFK, que faz parte da PJSC United Aircraft Corporation Rostec, não divulgou detalhes sobre a natureza da reivindicação.

Como detalha a Interfax, em 2013, foi anunciado que a IFK havia assinado um acordo de compra de 42 aeronaves CS300 (agora conhecidas como Airbus A220) da Bombardier por US$ 3,42 bilhões.

O contrato inicial previa a entrega de 32 aeronaves, com a opção de mais 10. No entanto, devido às sanções ocidentais impostas à Rússia após a crise na Ucrânia, o contrato foi reduzido para até 20 aeronaves.

No ano passado, o Tribunal Arbitral de Moscou aceitou um pedido semelhante feito pela Aviacapital Service (AKS), subsidiária de leasing da Rostec, contra a Airbus. Nesta ação, a empresa russa exigia a devolução do adiantamento pago pelas aeronaves Airbus A350 à Aeroflot.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias