Início Empresas Aéreas

Empresa que voa jatos Embraer vai colocar 53 pilotos de licença

A Mesa Airlines, que opera como United Express, planeja colocar 53 pilotos em licença temporária, citando uma redução acentuada e inesperada nos níveis de rotatividade de tripulantes de voo. A informação foi veiculada inicialmente pelo Airline Geeks e, posteriormente, a companhia aérea confirmou o anúncio por e-mail aos oficiais juniores.

No relatório anual de 2023, a Mesa Airlines revelou que, em agosto de 2022, havia firmado uma Carta de Acordo com a ALPA, o sindicato dos pilotos, que previa o aumento do salário horário total em quase 118% para comandantes e 172% para oficiais juniores recém-contratados. Isso melhorou a capacidade da companhia aérea de atrair, contratar e reter pilotos no ano fiscal de 2023.

Adicionalmente, a Mesa Airlines destacou que a escassez de pilotos, parcialmente provocada pelos padrões de qualificação da Administração Federal de Aviação dos EUA, elevou seus salários e bônus de contratação de pilotos, resultando em aumento de custos trabalhistas.

Vale ressaltar que a Mesa depende exclusivamente da United Airlines e alertou que “não há garantia de que, no futuro, a United opte por firmar contratos conosco, ou renovar seus acordos existentes conosco, em vez de operar seus próprios jatos regionais, alocar voos para suas companhias aéreas regionais próprias, ou firmar relacionamentos com companhias aéreas regionais concorrentes”.

A companhia acrescentou que uma decisão da United de eliminar ou limitar o Acordo de Compra de Capacidade (CPA, em inglês) impactaria seus resultados financeiros.

Em abril de 2023, a American Airlines e a Mesa Airlines encerraram sua parceria para operar voos da American Eagle. Em março de 2024, a Mesa suspendeu suas operações de carga em nome da DHL Express.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.