Empresas aéreas têm 10 dias para passarem a restituir as bagagens dos voos em no máximo 30 min na Índia

Imagem: BrianAJackson, via Depositphotos

O longo tempo de espera na esteira de restituição de bagagem após os voos está sob escrutínio governamental na Índia, uma vez que o Gabinete de Segurança da Aviação Civil (BCAS) ordenou às companhias aéreas que garantam que a primeira mala chegue ao carrossel de bagagens no máximo 10 minutos após a chegada da aeronave, e a última, em no máximo 30 minutos.

As companhias aéreas receberam um prazo de dez dias, até 26 de fevereiro, para implementar medidas para honrar esses prazos.

A contagem do tempo começaria quando o motor da aeronave fosse desligado após a parada no pátio.

“As companhias aéreas devem garantir que a entrega da última bagagem seja feita dentro de 30 minutos, de acordo com os Requisitos de Qualidade de Serviço do Acordo de Operação, Gestão e Entrega (OMDA)”, disse um comunicado de imprensa, emitido pelo Ministério da Aviação Civil, segundo reporta a mídia indiana.

Sete companhias aéreas, sendo elas Air India, Indigo, Akasa, SpiceJet, Vistara, Air India Express Connect e Air India Express, receberam cartas do BCAS sobre esta diretriz em 16 de fevereiro.

“O BCAS iniciou o exercício contínuo de monitoramento do horário de chegada da bagagem nas esteiras de seis grandes aeroportos em janeiro, sob a liderança do Ministro da União da Aviação Civil e Aço, Jyotiraditya Scindia. Desde o início do exercício de revisão, o desempenho de todas as companhias aéreas está sendo monitorado semanalmente e melhorou, mas não está de acordo com os regulamentos”, afirmou o ministério.

O BCAS orientou que, embora o monitoramento esteja sendo feito nos seis aeroportos principais, as companhias aéreas devem garantir que os níveis obrigatórios sejam alcançados em todos os aeroportos em que voam.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias