Início Indústria Aeronáutica

Empresas completam voo histórico de aeronave elétrica eVTOL na grande Nova Iorque

Aeronave ALIA-250 – Imagem: Blade Air Mobility

A Blade Air Mobility, uma plataforma de mobilidade aérea, e a BETA Technologies, empresa aeroespacial desenvolvendo aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL), anunciaram, na terça-feira (14), a conclusão bem-sucedida de um voo de teste histórico do ALIA-250 no Aeroporto de Westchester County, em White Plains, Nova Iorque. 

O voo marca o primeiro teste de um eVTOL pilotado na área metropolitana de Nova Iorque e é um marco significativo na parceria contínua das empresas para trazer transporte aéreo seguro, silencioso e sustentável para passageiros e clientes comerciais.

Este é um momento histórico para a Blade e para a indústria de mobilidade aérea urbana“, disse Rob Wiesenthal, CEO da empresa. “Esta demonstração é um grande marco em nossa transição de helicópteros para aeronaves verticais elétricas e estamos satisfeitos que nossos parceiros da BETA tenham projetado a aeronave certa, com o alcance, capacidade e perfil de ruído necessários para uso em nossos principais mercados, incluindo nossa base na cidade de Nova Iorque. Estamos confiantes de que os eVTOLs serão um divisor de águas tanto para nossa empresa quanto para o sistema de transporte da cidade de Nova Iorque, uma vez certificados pela FAA.

A Blade está transportando passageiros nos principais mercados urbanos em todo o mundo e este voo é mais um passo para entregar nossa aeronave elétrica para apoiar essas operações”, disse Kyle Clark, fundador e CEO da BETA. Ficamos felizes em poder voar aqui de nossas instalações de teste de voo em Plattsburgh para trabalhar com a Blade para operacionalizar nossa parceria.

A aeronave ALIA-250 é alimentada por um sistema de propulsão totalmente elétrico com capacidade de decolagem e pouso verticais e um perfil de ruído que é 1/10 do nível de decibéis sonoros de helicópteros convencionais, tornando-a ideal para uso em áreas urbanas. A aeronave pode transportar até seis pessoas e apresenta um design elegante e moderno com uma variedade de recursos para garantir os mais altos níveis de segurança e conforto.

Durante o voo, o ALIA-250 voou ao lado de um helicóptero convencional antes de se afastar para uma segunda passagem sobre o aeroporto para destacar a “dramática” redução de ruído.

Em abril de 2021, a Blade anunciou um acordo para facilitar a compra de até 20 das primeiras aeronaves ALIA-250 configuradas para passageiros da BETA por sua rede de operadoras. A Blade pretende implantar essas aeronaves iniciais em rotas entre sua rede de terminais dedicados nos EUA e também concordou em fornecer e instalar infraestrutura de carregamento em determinados locais importantes.

Nos últimos três anos, a BETA demonstrou desempenho confiável com seus dois protótipos em escala real, alcançando marcos significativos em direção à certificação. A BETA também teve pilotos de teste da Força Aérea e do Exército dos EUA pilotando o ALIA-250 em avaliações de padrão completo em março de 2022 e julho de 2022, respectivamente, marcando o primeiro voo das filiais de uma aeronave vertical elétrica e o primeiro voo qualitativo tripulado da indústria.

Além disso, a empresa também fez parceria com a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação para realizar os primeiros testes de queda de 50 pés de suas baterias em escala real, concluindo com sucesso o teste e avançando no caminho da indústria para padrões e certificação de segurança.

Informações da Blade Air Mobility

Leia mais:

Sair da versão mobile